TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

sábado, 15 de junho de 2013

TRABALHO DE ENFERMAGEM / RESUMO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE



Resumo
A Unidade Básica de Saúde e seu Território

Em duas décadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) passou por duas transformações para maior cobertura da população, maior acesso aos serviços de saúde. Esse primeiro modelo de descentralização dos serviços, ampliação, da cobertura, da integridade da assistência, regionalização dos serviços com qualidade e resolutividade não progrediu em muitos locais devido o modelo ser baseado na doença e não na promoção e prevenção da saúde. Partindo de que a saúde e a doença é um processo determinante e permanente, sendo um processo progressivo e geral da vida social dos indivíduos e da coletividade.

Em toda população o indivíduo está sujeito à doença com maior e menor frequência, ou gravidades das doenças. As possibilidades de acesso aos serviços e cuidado para a redução dos riscos de doenças, sequelas e morte, se faz necessário criar ações e serviços de complexidade atuando de forma articulada e integralmente para promover e preservar a saúde.

Entre os princípios dos SUS destaca-se a integridade e a dicotomia em saúde, doença, prevenção e cura recolocando o ser humano como centro da atenção para que o setor de saúde possa criar condições de acompanhamento, vigilância para o desenvolvimento dos  serviços de saúde e das comunidades de forma global e participativa integrando-se as redes das relações sociais contribuindo para uma sociedade com melhores condições de vida. Ou seja, o SUS prevê num conjunto de bairro, município, ou conjunto de municípios a apropriação de território ( territorialização) para o planejamento, gestão e serviços de saúde para a população.

A Distritalização é um processo social de mudanças e de práticas sociais. Territorialização da UBS é um modelo assistencial voltado para realidade compreendendo alguns elementos conceituais importantes como Território Distrito Sanitário que tem caráter político-administrativo   para  atender uma Territorialização  com uma população epidemiológica.

O Território de Área de Abrangência é a responsabilidade de uma unidade de saúde visando as condições de vida e o fluxo da população (geografia), com vários enfoques: O Geográfico que descreve as distâncias, a disponibilidade de transporte e os obstáculos a serem transposto( avenidas,e ruas sem pavimentação ,declives,etc.; O Funcional são tipos de serviços oferecidos, seu horário de funcionamento e qualidade;Cultural são os serviços de saúde de acordo os hábitos e costume da população;Econômicos são serviços  que não está disponível a todos.

O Território Área de Influência é uma assistência espontânea onde as pessoas desloca-se para serviços semilares devido sua afinidade com a equipe de saúde.

Território Micro área de Risco é área de extensão territorial que a população tem condições de vida heterogenia de riscos. Através desse perfil poderão ser definidas ações de saúde específicas

Território Domiciliar é o detalhamento da base território no nível do domicílio que possibilita a discrição de clientela favorecendo ações de controle de saúde específica.

Problema de saúde é uma situação encontrada num  território a partir de valores e padrões da equipe ,da população e até mesmo do Governo  que não deveria está acontecendo.

Setor censitário è a unidade básica de coleta estabelecida pelo IBGE.

Bairro é o  respeito á distribuição por conglomerados pela própria população

A Unidade Básica de saúde

Compreendem esses vários aspectos acima citados atendendo a população de forma territorial num modelo assistencial pelo SUS que vise a vigilância a saúde. Portanto a antiga área de abrangência se complementa com a interação dos problemas econômicos, políticos, culturais e sanitários. O território em Processo ultrapassa as características geográficas e físicas e deverá ser esquadrinhado para que possa conhecer a realidade da saúde da área social delimitada. A  participação da população e da apropriação do território deve ser realizada pela equipe local com a  participação da população de forma que inicialmente possa haver trabalho de oficinas assim desencadear a territorialização e através de estratégias de visitas seja entendida como espaço importante de conhecer a comunidade, além de prestar cuidados e orientações a saúde.domiciliares.

O processo de territorialização é a parte mais estratégica. Sãos  as informações das áreas estudada com o sistema de informações em  saúde em geral. São  constituídos por bancos de dados de nível central, municipal, estadual ou nacional com as seguintes características: grande agregação das informações dos dados em gerais para as áreas de abrangências das UNBS, que se tornam pouca para  o nível local, que pode ter realidade diferente da média do Município;levantamento dos médicos ,ou de doença assim como pode ocorrer a  inexistência da participação da comunidade nessas coleta de dados.

A desagregação dos dados é indispensável para identificar desigualdades das condições de vida. Permitir também o planejamento local, e detecta necessidades e problemas da população.

 A técnica de coleta de dados por estimativa rápida participativa e a divisão do  território surgem como um conjunto de  métodos e técnicas de  coleta das informações relativas as necessidades populacionais.

A estimativa rápida: uma técnica de pesquisa para se conhecer um território consiste num trabalho de campo cujo objetivo é colher dados para o  território em microáreas, quando as condições de vida da população podem ser detectadas com  as seguintes etapas:

-O trabalho de a campo com um levantamento de informações  já disponíveis de área já estudada, com dados epidemiológicos; preparo de questionário; conhecimento do território através de mapas inteligente; formulação de hipótese de sua divisão por microárea com base nos conhecimentos da equipe;identificar informantes chave no local da coleta dos dados.

Utilização de fontes secundárias é imprescindível para a  busca de análise dos dados disponíveis. Se não existirem que seja realizado um censo ou utilize dados d IBGE, Sec.Estaduais, Sec.Municipais; Ação Social,Educação, Meio Ambiente,etc.

Utilização de fontes primárias é o diálogo do entrevistador e entrevistado para informações qualitativas relacionada de forma individual, familiar, e com as características da área que está sendo estudada.

Esse roteiro deveria contemplar informações de solo, meio-ambiente, infraestrutura, dotação domestica e  econômica, além de conter dados pessoais do informante. Essa fonte tem como objetivo identificar diferenças de condições de vida da população.

Reconhecimento de Território é necessário um passeio ambiental observando os aspectos físicos, condições e densidade da população, além de observar o sistema de drenagem, esgoto, acumulo de lixo, córregos, entre outros que identifiquem as diferenças nas condições de vida entre os residentes da área

Mapa inteligente é uma apresentação gráfica com os problemas que se distribui no território de acordo as necessidades e possibilidades de intervenção devido em território área, território microárea, território domiciliar. Contendo as informações secundárias, primárias e a do passeio ambiental, registrando as barreiras geográficas, divisão em microárea com características de vida, diferença da área geográfica, as desigualdades e  as questões sociais

Determinar práticas sanitárias buscando um modelo assistencial de problema de saúde da população é resgatar conceito território processo. Apresentar quadro com objetivo, informações necessárias, fontes e finalidades. Um roteiro com informações sobre o território com características do solo, Meio-Ambiente, Infraestrutura e dotação doméstica e com características socioeconômicas.

O Quadro de Programa de uma oficina de Territorialização e estimação rápida participativa devem conter: Carga horária; Atividade ( exposição, discussão,apresentação), Técnica de Trabalho; Material; Local e Condições de Trabalho necessários.












Nenhum comentário:

Postar um comentário