TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

sábado, 15 de junho de 2013

TRABALHO DE ENFERMAGEM/RESUMO DO FILME O MICRÓBIO E O HOMEM




RESUMO DO FILME OS MICRÓBIOS E O HOMEM

   O filme fala de um grande Hospital na cidade de Viena na Califórnia nos anos de 1846.


  Esse Hospital funcionava como CENTRO de Medicina Mundial. Tudo o que se desejaria sobre medicina só se procurava nesse determinado Hospital que funcionava também como Maternidade, Necrotério e como Faculdade de Medicina.

  Como Maternidade funcionava de forma particular para as mulheres ricas e as mulheres pobres pagavam sendo instrumento de estudos para os estudantes de Medicina do Hospital, assim como os corpos no necrotério também eram instrumento de estudos.

  O Tratamento e os conceitos realizados naquele hospital ainda eram voltados como a dos antigos Gregos sem nenhuma higienização e com os métodos rústicos. .Havia um grande índice de mortalidade tanto nos casos cirúrgicos, que, de cada dez pacientes nove eram mortos devido os choques, pois não havia anestesia. E também havia um alto nível de mortes de mulheres e bebês na maternidade neonatal.

  Até que o Médico responsável pelo Hospital começou u Avaliar e estudar as causas das mortes a partir dos necrotérios avaliando as mães mortas, quanto na maternidade com as pacientes que chegavam.

  Assim ele começou a observar que os instrumentos cirúrgicos não eram esterilizados, ou seja, nem sequer lavados, eram passado o mesmo pano que limpava o chão nos instrumentos. As roupagens dos enfermeiros eram sujas assim como as mãos dos médicos, estudantes e enfermeiros quando vinham das pesquisas do necrotério para a maternidade. Extremos absurdos.

  Sem ter uma noção clara e óbvia sobre a questão dos micróbios e bactérias causadoras de infecções. Visualizando a realidade o Médico responsável tomou uma séria posição.

  Decidiu, portanto que todos os instrumentos cirúrgicos deveriam ser lavados com uma determinada substância desinfetadora, assim como todos estudantes, médicos e enfermeiros deveria fazer o mesmo procedimento de lavar as mãos antes de quaisquer atividades hospitalares.Promovendo também higienização nos leitos, utilizando lençóis limpos ,assim como a melhora nos curativos lavando-os bem nos pacientes feridos e cirúrgicos.

  Assim através desses procedimentos o Hospital teve um dia sem mortes, assim como outros tantos.

  Embora os outros Médicos não aceitassem a teoria de higienização do Médico responsável e sem que alguém tivesse uma visão clara sobre os micróbios, ou os micro-organismos, o procedimento estava garantindo vidas naquele hospital que muitas pessoas já temiam a sua ida até lá, pois sabiam que raramente voltariam vivos.

   Tudo estava dando certo até que um dos estudantes de medicina vindo do necrotério decidiu contrariar as regras do hospital de lavar as mãos e realizou um exame em uma paciente na maternidade que levou a óbito.

   O Médico responsável ficou enfurecido com o estudante pela desobediência das normas hospitalares, além de uma morte voltar acontecer por irresponsabilidade do mesmo.

  Mais voltando à aderência das normas hospitalares de higienização das mãos, roupagem, dos leitos, dos curativos o Hospital voltou a garantir mais oportunidade de vidas.

  Embora o filme não revelasse a descoberta dos micro-organismos ficou claro e em aberto para os médicos e cientistas futuros a brecha para a descoberta dos micro-organismos (micróbios) da capacidade que eles têm de levar o homem a óbito

 

 

 

 

 

 

 

 


 

















2 comentários: