TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

Trabalhos






 


Carta aos Hebreus                        
Introdução:

  Sendo de um autor desconhecido a cartas aos Hebreus é atribuída aos judeu-convertidos que sofrem perseguições por causa do cristianismo e que correm o risco de abandonar a fé em Jesus como revelador e portador da salvação.
 O autor de forma exortativa e em estilo Homilético ele aborda ao Antigo testamento para apresentar as qualidades superiores da Nova aliança Jesus como o Filho de Deus superior aos Anjos, do Sacerdócio de Cristo e para a perseverança na fé ele apresenta exemplos dignos como as grandes figuras do Antigo testamento usando fortes comparações.
Vejamos:


Estrutura                                  Antigo Testamento                  Teologia



Jesus é o filho de Deus Superior aos anjos  (Hb1,5-2,18).



“ Tu és o meu Filho, eu hoje o gerei”. (Sl 2,7)
Os Anjos são mensageiros subordinados que obedecem as ordens de Deus.Jesus porém é intimamente unido a Deus, que mesmo vindo ao mundo participa da condição de Deus por toda etenidade

Jesus é o sumo Sacerdote  Fiel Misericordioso (Hb3,1-s)
“ Hoje se vocês ouve a minha voz não fecheis o vosso coração como em Meriba”
(Sl 95, 7-8)

Assim como Moisés foi fiel  a Deus no cargo que lhe foi confiado como servidor.Jesus é muito maior,pois  Ele veio como filho de Deus.Para Nele alcançarmos a vida eterna.






O Sacerdócio de Cristo (Hb5, 11-10, 18); (Hb7, 1-28)








“Tu és sarcedote eternamente, segundo a ordem do sarcerdócio de melquisedec”9       
(Sl 110,4)   e (Gn14, 17-20)
Melquisedec é uma figura misteriosa que se tornou sarcedote não pela genealogia Sacerdotal como pede os preceitos judaicos.Nisso Jesus assemelha a figura de Melquisedec.Sem genealogia sacerdotal Jesus se torna Sarcedote, oferente e oferenda no sacerdócio indestrutível pela sua morte e glorificação, Ele é o mediador entre Deus e os homens e o seu sacrifício substitui todos os sacrifícios antigos,pela sua morte, Cristo perfeito e sem mancha realiza o perdão dos pecados.
   
A Nova aliança em Cristo (hb 8,9,15-22)
“Eis que virão dias, fala o Senhor, nos quais concluirei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.”(Jr.33,14)

“ Porei minhas leis na mente deles e as imprimirei em seus corações;eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr.33)


Na Antiga Aliança o santuário tinha normas e culto,mas não concedia o livre acesso a Deus. O sangue e o sacrifício de animais estavam ligados ao perdão dos pecados.Jesus estabelece uma Aliança eterna entrando de uma vez por todas no santuário não feita por mãos humanas derramando o seu próprio sangue para o perdão dos pecados e Nele encontrarmos um definitivo acesso a Deus
Fé e Perseverança (Hb11,12)
Pela fé Abel(Gn4,4),Abraão(Gn12,1) de Sara(Gn 25,19-ss),Isaac,Moisés....
Pela é de homens e mulheres do decorrer da história é que está fundamentada a fé do povo do Antigo testamento. Mas é pela fé em Cristo que morreu e Ressucitou e que está a direito pai que está o  testemunho definitiva para o ser humano

Conclusão
 Como afirmamos na apresentação, a carta aos Hebreus, o autor independente de quem seja em todo o texto nos afirma a superioridade da vivencia em Cristo como forma superior a outras, na busca de Deus. E Ele nos leva a vislumbrar o tamanho amor de Cristo ao ponto do sacrifício maior que sua morte na cruz. Sua sabedoria para abordar o Antigo Testamento, para falar com plena convicção fica claro que o autor é o Espírito Santo e os destinatários foram os cristãos de ontem, os de hoje e os de sempre que possam estar abatidos ou desanimados, sofrendo perseguições ou não.
Por isso essa carta enche o nosso coração com uma imensa alegria de termos a firme certeza do amor do Pai que nos deu seu Filho Sumo sacerdote que com seu amor sem limite se doa totalmente para a nossa salvação e que nos enviou seu Espírito para nunca nos deixarmos sós com firme esperança da eternidade. 



Os Discípulos e Missionários
Olhando a realidade do caminho da Igreja percebemos que em meio às luzes e as trevas que nos afligiram não nos desanimou, pois recebemos dons incalculáveis do Pai que nos ajudam a olhar a realidade como Discípulos e Missionários de Jesus Cristo A partir dos primeiros seguidores de Jesus Cristo, que se sentiram atraídos pela sabedoria das suas palavras, pela sua bondade com o próximo, seu poder de milagres e com seu jeito de ser e agir contraditoriamente com as que eram vista e vivida pelos os do seu tempo. Assim Jesus despertava as pessoas a acolherem o dom da fé e a vierem a ser um Discípulo.
A nós cabe-nos olhar a nossa Igreja com seus valores, limitações e angústias, mas com esperança de que quando sofremos e nos alegramos permanecemos no amor de Cristo que para nós é o Caminho a Verdade e a Vida e que temos como raiz da nossa Igreja a certeza de Cristo que é o rosto de Deus humano, e que é o nosso único e verdadeiro Deus.
Por isso bendizemos a Deus Pai que nos abençoou com a benção da pessoa de Cristo. O Deus da Aliança que nos amou primeiro e ao Espírito Santo vivificador da Igreja.
Bendizemos a Deus por que Ele nos chamou a ser instrumento de seu reino, nos confiou as abras de suas mãos para o serviço de todos. Bendizemos a Deus que nos deu o dom da palavra para comunicarmos com Ele por meio de seu Filho. Bendizemos a Deus que se dá na celebração da fé especialmente na Eucaristia, Alimento Substancial do Discípulo e Missionário, também pelo Sacramento do Perdão que Cristo alcançou na Cruz. Agradecemos pela Mãe Santíssima Mãe da Igreja, Estrela da Evangelização primeira Discípula e grande Missionária.
Iluminado pelo Cristo que sofreu injustamente até a morte de cruz nos convida a viver a Igreja Samaritana que busca a promoção humana e a autêntica libertação cristã característica transmitida ao longo do tempo por nossos antepassados onde suas variedades se matem viva em meio às injustiças, a esperança.
Mas Deus nos mostra que desde o início da Criação que criou o mundo e o ser humano com satisfação e disse que tudo era bom. E realmente é.Mas através do pecado da humanidade essa beleza foi ferida.Mas o seu amor infinito através de Jesus Cristo em seu Mistério Pascal Deus recriou  o homem com a garantia de novos céus e nova terra.
Assim somos chamados a sermos desde o princípio imagem e semelhança de Jesus Novo Adão e a expressarmos a alegria de sermos Discípulo do Senhor enviados com o tesouro do evangelho a todos os homens e mulheres feridos pela diversidade de um mundo atemorizado pelo futuro, oprimido pela violência e o ódio. Essa capacidade de anunciar a Boa Nova é uma certeza que brota da fé de anunciar o amor de Deus que nunca nos abandona, que nos amou de tal forma ao ponto de dar o seu Filho Jesus. Por isso devemos imitá-Lo como Discípulo e Missionário anunciando o reino de Deus aos pobres e aos pecadores. A Igreja deve cumprir a sua missão seguindo os mesmos passos de Jesus adotando as suas mesmas atitudes. Como o próprio Jesus fez se tornou servidor até a morte de cruz, sendo rico se fez pobre por nós anunciou o Evangelho sem bolsa, ou alforje, sem colocar sua confiança no dinheiro e no poder desse mundo.
No rosto de Jesus cristo morto e ressuscitado, sofredor e glorioso, com o olhar da fé podemos ver os rostos humilhados de tantos homens e mulheres e de vermos a sua vocação á liberdade dos filhos de Deus, á plena realização de sua dignidade.
A Igreja está a serviço de todos os seres humanos filhas e filhos de Deus
Conclusão: Olhando a realidade do caminho da Igreja ela sempre teve suas luzes e sombras, mas Jesus Cristo nos mostrou o verdadeiro rosto da sua Igreja que perseguida e nunca vencida A Igreja prefigurada pelo Pai e prosseguida pelo Filho que instaurou o seu Reino aqui na terra e foi vivificada pelo Espírito Santo é a Igreja que tem como missão seguir o exemplo de Jesus imitando-O na persistência, na doação, no discipulado do anuncio do Evangelho a todos sem distinção de pessoas e no desapego as coisas matérias.

      Estrutura Eclesial do Circulo Bíblico na Paróquia





                                             

Observando o Circulo na Paróquia percebemos como o Espírito Santo atua na Igreja de Deus perante a história da Igreja. Em pequenas famílias, em lugares distantes, em diferentes realidades econômicas, sociais, culturais e religiosas, vemos como Deus faz acontecer o seu Projeto de Salvação.
Vemos na realidade de um povo que buscam na Igreja Sacramento ser sinal e instrumento na intima união com Deus através da leitura orante e meditativa da Palavra de Deus vivendo o seu batismo do qual se torna co-responsável de viver o Sacerdócio de Cristo e de dar frutos de Santidade.
Vemos no Circulo Bíblico a seguinte  estrutura eclesial:

       Estrutura Linear                                         Vaticano II  

A Sagrada Escritura





A Tradição






Governo Papal

1-Igreja Povo de Deus

2-Igreja Sacramento

3-Igreja Corpo Místico de Cristo

4-A Escritura Sagrada como Palavra de Deus Inspirada pelo Espírito Santo.                

5-A Sagrada Tradição transmissora da Palavra de Deus confiada por Cristo e o Espírito Santo aos Apóstolos que difundiram fielmente nas pregações Apostólicas


6-Apostolado Leigo, principalmente a participação das mulheres.

7-Ecumenismo

8-Governo Papal
                                               
No Encontro de Circulo Bíblico é perceptível os Cristãos viverem a Igreja Povo de Deus que exercem a função sacerdotal, profética e real de Cristo que como batizados vive a missão e o anuncio do Reino de Deus a serviço da Igreja para o bem da humanidade concretizando assim o que o Cristo nos ensinou: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15).
Assim vemos no Circulo Bíblico a Igreja Sacramento que é sinal e instrumento de intima união do homem com Deus. Onde todos os Cristãos batizados são convocados a anunciar o Evangelho a toda criatura. E nos Círculos bíblicos dar-se seqüência a essa Igreja sacramento quando o povo se reúne para proclamar a Palavra de Deus Consciente deste Sacramento onde Deus é o Centro e o povo que se reúne faz-se comunhão com Ele, fazendo Acontecer a Igreja Corpo Místico de Cristo que é a Igreja de todos aqueles que crêem e professam a fé no Cristo morto e ressuscitado e que comungam o Cristo Eucarístico fazendo acontecer a presença do Cristo Ressuscitado no meio do povo de Deus.
A  Escritura Sagrada a Palavra de Deus  é utilizada no Circulo Bíblico de forma orante e meditativa como pede o Vaticano II, faz com que cada Cristãos tenha uma experiência de unir a Palavra de Deus com a sua vida concreta em seu dia –dia na experiência de “ unir Deus em sua vida e sua vida a de Deus”
Dando seqüência a Sagrada Tradição que é a Palavra de Deus transmitida fielmente pelos Apóstolos pelos seus ensinamentos e pregações, nos encontros realizados nas primeiras comunidades cristãs em famílias anunciando o reino de Deus nos Círculos bíblicos faz-se acontecer essa realidade pastoral quando iluminados pelo Espírito os discípulos ou os leigos de hoje vão e anunciam nas casas e em todos os lugares o reino de Deus.
A Estrutura eclesial do vaticano II nos mostra através dos Circulo bíblico e também sobre toda a Igreja hoje uma abertura da Igreja para os leigos que exercem o seu Batismo na responsabilidade de ministérios, Pastorais e movimentos e nos Círculos bíblicos nas realidades sociais, culturais e econômica tornando de suma importância para a Evangelização atual incluindo, a participação ainda maior das mulheres que anteriormente não lhe era concedida exercer nenhum ministério na Igreja e hoje como assim como na Ressurreição de Cristo elas se tornaram porta-voz do Reino e do Cristo Ressuscitado (Jo15,18)
 E ainda nos Círculos Bíblicos da Paróquia defrontamos também com realidades de encontrarmos com famílias que são constituídas de pessoas de outras religiões e é possível viver na Igreja de hoje um diálogo Inter-Religioso  e o Ecumenismo sem nos desvincular da nossa identidade de Católicos Apostólicos Romanos, mas vivendo o respeito valorizando o outro, mesmo que seja de outra religião.
Chegando a conclusão da estrutura eclesial do Circulo Bíblico confirmamos o Governo Papal ou a Unidade da Igreja que, mesmo realizando funções pastorais diferentes como celebrações, reuniões, palestra, etc... percebemos a unidade da Igreja que independente de onde estejamos, a realidade em que vivemos, pregamos um único Deus, uma só fé, um só batismo em Comunhão com toda Igreja de Cristo por todo o mundo. Guiado pelo Espírito Santo o Papa Sucessor de Pedro faz-se acontecer essa unidade na Igreja de Cristo.

Conclusão:
Agradecemos a Deus Pai, Rico em Misericórdia e bondade que nos deu o seu Filho único Jesus Cristo para instaurar aqui na terra seu Projeto de salvar a humanidade.
Agradecemos a Jesus Cristo que iniciou sua Igreja pregando a Boa Nova, isto é o advento do Reino de Deus prometido nas Escrituras e instaurado com a sua vida e manifestada pelo Santo Espírito no Pentecostes aos discípulos e continua  santificando, vivificando e manifestando-se em cada cristão batizado .
 A Igreja é o Reino de Cristo já misteriosamente presente manifestado lucidamente aos homens na palavra, nas obras e na presença de Cristo. “E quem Acolher a palavra de Jesus é acolher o próprio Reino de partilha e amor fraterno”.
Agradecemos a Deus pelo Espírito Santo que agiu no Início da Igreja e que continua agindo na humanidade e damos louvores a Deus pela a unção do Espírito na Igreja com o Concílio do Vaticano II  fazendo nascer no Coração do povo de Deus, uma Igreja onde todos os Batizados são responsáveis pela evangelização e anúncio do Reino de Deus.Onde a Palavra de Deus é um instrumento que nos une a Cristo a vida de cada cristão batizado, constituído em povo de Deus e feito participante da ação sacerdotal, profética e régia de Cristo na missão da Igreja no mundo. Abrindo assim um novo horizonte para a Evangelização na diversidade de dons concedido Pelo Pai no Espírito Santo que faz com que haja uma Igreja ministerial, onde cada Cristão possa confessar “Jesus Cristo é o Senhor” ( Fl2,11) em suas ações e obras na realidade que vive; onde nós caminhamos a exemplo do Mestre Jesus e pelo testemunho também dos Apóstolos pela Sagrada Tradição.
Enfim, são muitos louvores e agradecimentos a ser dado ao bondoso Deus, pela Igreja que se faz viva presente e atuante na história pelo Espírito Santo; Pela Sagrada Escritura; pela Tradição e pelos Sacramentos principalmente o Batismo que nos faz participantes e herdeiro do Reino e a Eucaristia alimento espiritual do cristão que o fortalece na caminhada na certeza de que “não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”, tornando-O um outro Cristo na vida da Igreja.
Louvamos também por uma Igreja que se abre para o estudo, formação e ensino da sagrada Escritura preparando assim os leigos e, consagrados na vida religiosa aptos para atender as necessidades do mundo moderno, mas, sedento da Palavra de Deus.
Louvamos a Deus pela Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, que está sempre ligada a Igreja na fé, na caridade e na união com Cristo intercedendo por nós para que possamos vencer o pecado e alcançarmos à perfeição.



                 
Sacramentos

                    Como a Própria palavra Sacramento nos revela: SACRA=Sagrado nos diz que é Divino e MENTO=Lembrança da presença de Deus no meio e por meio de nós (Jo. 14,9).
           O Sacramento é o sinal visível e invisível da graça de Deus, instituído por Cristo (Mc. 1,9-11), onde Deus quis está presente em nós fazendo-nos cristãos, (Sl. 8,6), testemunhas do seu amor no mundo, quando Jesus confirma e envia seus discípulos a fazer o mesmo Mt.28,19-20 .
                   Os Sacramentos são sete, sinal da perfeição da graça de Deus revelada em todas as etapas da vida humana, a começar do nascimento na Igreja Cristã, a passagem da infância para maturidade da fé, a alimentação do cristão a caminho, as quedas espirituais, quando buscamos assumir um compromisso para um serviço eclesial e quando voltamos para o Pai. Os sacramentos são descritos como Sacramento da iniciação (Batismo, Crisma e Eucaristia); Sacramento da Cura (Penitência ou Reconciliação e Unção dos Enfermos) e o Sacramento da Comunhão e do Serviço Eclesial (Ordem ou Matrimônio).
Os Sacramentos de Iniciação
                  Batismo, é o primeiro e o principal de todos os sacramentos, é a porta de entrada para todos os outros sacramentos e é nele que damos início a nossa caminhada com Cristo Morto e Ressuscitado quenos dá o Espírito Santo e o perdão dos pecados e uma vida nova em Cristo (Jo 3,5). O batismo é essencial para a nossa salvação (Mc.16,15-16).È pelo batismo que nos tornamos filhos adotivos de Deus Pai, Membro do Corpo de Cristo, Herdeiros do Reino e participante da Igreja Corpo de Cristo
                  O Batismo é administrado pelo um sacerdote ou um Diácono que age na pessoa de Cristo, utilizando como matéria a água, o óleo, a vela (Círio Pascal) e o sal. Pela efusão Da água e em nome da Trindade (fórmula), (Mt 28,19),criança (At.16,14-15) ,ou adulto recebe a graça de ser purificado do pecado original (Gn.3,22-23), e assim renascidos no Espírito Santo(Jo.3,1-5),com o óleo Sagrado do Crisma somos ungidos tornando-nos participantes do Sacerdócio régio de Cristo:Sacerdote, Profeta e Rei (Hb.8,6)),com vela ou o Círio Pascal somos iluminados pela luz do Cristo Ressuscitado e com o sal saboreado no batismo tornamo-nos sal da terra e luz no mundo(Mt.5,,13-14)).Assim nos tornamos,não mas apenas uma criatura de Deus e sim Cristãos outros Cristos no mundo,na mesma missão de continuar o projeto do Pai que é fazer acontecer o seu a  Reino no mundo.
                  Crisma ou Confirmação é o Sacramento onde os batizados confirmam o seu Batismo e onde acontece a plenificação do Espírito Santo que confirma a força adulta do cristão a viverem a fé em palavras e Obras.
                  O Sacramento da Crisma é administrado pelo Bispo assim como os primeiros discípulos (At.8,14-17).No Rito do Crisma  é essencial é o óleo Sagrado ungindo sobre a fronte do cristão acompanhado  da imposição das mãos(At.10.44-48) com  as palavras: “...,Recebe o Espírito Santo dom de Deus”. Assim acontece um novo Pentecoste na vida do Cristão que transformado, santificados, recebendo a graça do Espírito que são os sete dons (Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus)(At.12.4-13).Assim os cristãos se torna vinculados na Igreja de Cristo (Mt. 3,16) enriquecidos pela força do Espírito ganhando força para exercer com fé e coragem o testemunho de Cristo no mundo.
                 Eucaristia é o Sacramento que nutre o cristão com o próprio Deus que se dá em alimento, para nos tornarmos o que comemos “Este é o pão vivo que desceu do céu...” “Quem come deste pão viverá para sempre” (Jo. 6,55-56.58),Instituída por Cristo na última Ceia (Lc. 22-20) Jesus delegou seus discípulos a fazendo-Lo,em sua memória permanente de sua morte e ressurreição: (1Cor11,23-26)“ e ainda acrescentou que come a minha carne e bebe do meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia (Jo. 6,54). A Eucaristia é o ápice de toda vida Cristã. Pão Sagrado, matéria, sob a qual a divindade e a humanidade dão-se as mãos no milagre da transubstanciação do pão e do vinho fruto do suor e trabalho humano e pelo poder do Espírito Santo enviado pelo Pai são transformados no Corpo e no sangue de Jesus Cristo e todo Cristão que come da Eucaristia dignamente vive em intima união com o Senhor, permanece na unidade da Igreja e se sente comprometido a viver Cristo no mundo. Assim a Eucaristia é o alimento por excelência do discípulo e missionário de Jesus Cristo para seguir a sua missão (Lc. 24.13-42).  
                                                                 Os Sacramentos de Cura
                  Penitência ou Reconciliação é o sacramento que leva o pecador ao encontro do amor e da grande misericórdia do Pai (Mt. 18,21-35), o perdão da ofensa feita a Deus e ao próximo (Mt. 21,28-32) e ao mesmo tempo reconcilia com a comunidade que feriu com seu pecado. Por isso Jesus enviou seus Apóstolos como seus representantes (Jo.20.22-23), para perdoar os pecados dos homens, para a reconciliação com Deus e para que receba novamente a sua graça que é: a reconciliação com a comunidade Igreja,; a remissão da pena eterna; a paz e a serenidade da consciência e a consolação espiritual. Quem administra o sacramento da Confissão ou Penitência é um sacerdote que recebeu essa autoridade da Igreja  para exerce essa função  de absolver e perdoar os pecados em nome de Cristo.Mas é preciso que o penitente tenha consciência dos seus pecados, estejam arrependidos verdadeiramente deles e esteja disposto a redimisse e não mais voltar a praticá-lo. No Sacramento da Reconciliação é o próprio Cristo que nos lava com o seu preciosismo sangue derramado na cruz onde Ele aceitou ser imolado pra nos libertar do pecado (Jo. 1,29).
                 Unção dos Enfermos: Esse Sacramento faz parte dos Sacramentos de cura interior ou cura espiritual é o Sacramento da cura do corpo e da alma (Tg. 5. 13-15) pela unção dos Enfermos e pela oração dos Presbitérios a Igreja entrega os doentes a Cristo sofredor e vencedor da morte (T.1499).com o Espírito Santo, assim tem o poder curativo apontado na Palavra de Deus sobre os Cristãos que se encontra em perigo de morte, devido uma doença ou cirurgia ou velhice.
                Quem ministra esse sacramento é o sacerdote que com a Unção procedida da Confissão garante a graça que une o Cristão com a Paixão de Cristo alcançando assim à reconciliação, a paz interior, a coragem de vencer as dificuldades das doenças grave ou velhice concedida pelo dom do espírito Santo que nos concede a fé em Deus e nos fortalecem contra as tentações do maligno, do desânimo, os perdões dos pecados, e da angustia diante da morte.
Os Sacramentos da Comunhão e do Serviço Eclesial:
                  Ordem é o sacramento do qual Jesus Cristo instituiu na ultima ceia (Lc. 22,19) Confiando a missão a seus Apóstolos de exercê-la até o fim dos tempos.È portanto o Sacramento do Ministério apostólico (At.6,3-6) composto de três graus: Episcopado (Bispos), Presbiterado (Padres) e Diaconato (Diáconos), seguindo o a hierarquia Papal sob autoridade maior de apascentar o rebanho(Jo.21.15-18) estando unido a Ele os Bispos que recebe a plenitude do sacramento que o faz chefe,os presbíteros estão unidos aos Bispos na dignidade sacerdotal e os Diácono exercem o ministério não ordenado na comunidade.
                 Pelo batismo todo cristão já participa do sacerdócio comum de Cristo (8,6) mas, pelo sacramento da Ordem o cristão ou o batizado pela imposição das mãos( At.8,17),ou Ordenação com uma consagração especial recebe o dom do Espírito Santo recebendo portanto uma graça especial que permite o ministro agir na pessoa de Cristo como representante de Cristo Cabeça da Igreja.Na missão de está a frente da comunidade, no processo da Igreja a serviço do Reino de Deus,na responsabilidade de servir a comunidade dos fies em nome da pessoa de Cristo, na pregação do Evangelho,na Celebração dos Sacramentos, especialmente da Eucaristia  fonte e ápice da vida da Igreja e com poder Sagrado.Vivendo numa vida Celibatária,de obediência a Cristo e a sua Igreja,
                  Matrimônio é o sacramento de íntima união conjugal e com o Criador. Onde Deus desde criação estabeleceu essa aliança de amor e fidelidade (Gn. 1,28) para o homem e a mulher. Cristo elevou o Sacramento do Matrimônio como sinal de amor a sua Igreja. Por isso o matrimônio é o sacramento que concede aos esposos a graça de se amarem como Cristo amou a sua Igreja (Ef.5,25.32),de levar a perfeição o amor humano e  a viverem numa unidade indissolúvel que os santifica no caminho para eternidade (Mt.19,6) como o Cristo declarou: “ O que Deus uniu o homem não separa).Assim os esposos fazendo uma aliança entre si e com Deus tornam-se responsáveis pela procriação e educação de seus filhos e de tornarem sua família uma Igreja doméstica. Este Sacramento não é administrado, mais assistido por um Padre ou um Diácono onde o homem e a mulher de livre espontânea vontade (Gn.2,24) dispostos diante da Igreja estabelece essa aliança de amor fiel e fecundo com Deus e com sua Igreja.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BÍBLIA SABRADA. .Edição. Pastoral- Editora - Paulus.1991
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Ed.Loyola –Vozes – Paulinas - Ave-Maria - Paulus: 1993
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS NO BRASIL. Sou Católico e Vivo a                                 minha Fé. Subsídio. Edições- CNBB: 2007
CANÇÃO NOVA. Revista. -Edição. -2008










  Moral Cristã uma experiência pessoal
    Numa experiência pessoal a moral cristã é a vivência de valores no seguimento á pessoa de Cristo. e que me faz a cada dia tomar consciência do ser e viver a Moral Cristã no meu dia-dia. Ou seja, que eu possa ir revelando o rosto e o agir de Cristo, através das minhas ações e atitudes, diante da minha vida pessoal, familiar, comunitária e perante a sociedade.
  Na realidade da minha existência, ou no mundo atual em que vivemos expressar o jeito de ser de vivenciar a moral cristã exige muito de nós, pois estamos no mundo cercado de contra valores a moral cristã. Alguns exemplos fortes da nossa realidade é a questão de que estamos num mundo globalizado onde as distâncias não, mas existem, portanto as culturas, as religiões, os valores familiares e sociais, as modas, tecnologias avançadas, etc..Essa realidade nos convidam a uma tomada de atitudes concretas e sim não tivermos moral cristã perdemos até mesmo até a nossa própria  identidade.Um exemplo forte é falar e viver o valor do matrimônio numa realidade que incentiva o adultério, pois a mídia prega o amor numa realidade sem dificuldades.Portanto na moral cristã o amor implica respeito,fidelidade e acima de tudo companheirismos na diversidade da vida, vivendo uma liberdade dentro do projeto de Deus :” O que Deus uniu, o homem não separa”( Mt.19,9); As vestimentas  ou modas que muitas das vezes são internacionais que são motivos de vermos pessoas despidas, e dentro da moral cristã temos que valorizar o nosso corpo como templo do Espírito Santo; Na Tv encontramos uma diversidade de programas que induz a prostituição, a busca do ser, ter, e do prazer desenfreado.Mas na vivência da moral cristã temos que escolher programa que nos leve a vida “Escolhe pois a vida”
  A questão do homossexualismo é algo que tem crescido sucessivamente, assim como também a discriminação sobre os mesmo. Digo isso por experiência própria, pois meu pai tem um Filho homossexual fora do casamento e é muito difícil viver essa realidade se não for buscada dentro da Palavra de Deus a fonte da minha consciência (Gn.2,24). Assim lembro que Cristo sempre odiou o pecado, mas sempre amou o pecador. Ele nunca exclui prostituta, cobrador de impostos, leprosos, etc. Assim não cabe a nós o julgamento, e sim o amor, o respeito, porque Deus concedeu a liberdade a todos.
      A Partir de minha vida pessoal busco ter uma identidade religiosa principalmente no falar. Pois Jesus nos ensina em ( Mt.5,3-7) que a verdade é o ponto de partida para a moral cristã e principalmente o motivo que fazia com que Jesus tivesse plena autoridade em suas palavras , pois ele falava aquilo que Ele vivia. Na realidade do hoje a mentira é a maior causadora de pecados no mundo. Pois a mentira atinge a vida moral pessoal e a vida familiar. E outros fatores que se originam da mentiram são a Política no Brasil onde as mentiras fazem com que os políticos cada dia tire a essência da originalidade das campanhas políticas.
  Perante a realidade comunitária implica uma exigência maior no nosso jeito de ser devido a uma proximidade maior. Pois convivemos numa diversidade de valores, cultura, religiosidade, idéias, moral que exige por parte pessoal respeito e liberdade, para vivermos a felicidade sem conflitos. Isso implica ter  identidade nos valores que possuímos para não nos perder, e sim ajudar a comunidade buscando como e fonte para isso Jesus que é o maior exemplo Ele era judeu, e viveu e conviveu no meio dos judeus uns que aceitaram seu projeto de salvação, outros não, mas Jesus prosseguiu seu caminho até o fim de sua missão.
  Na sociedade eu específico novamente a questão política, onde na minha realidade política, as pessoas não aceitam que pessoas cristãs possam exercer cargos políticos, ou melhor, há os que dizem: “Se é político não presta”. Diante disso penso que, exatamente os cristãos autênticos deveriam exercer os cargos políticos nos nossos Governos, tendo como meta o bem comum e a felicidade de todos. Como vemos no AT todos os Juízes e Reis que se deixavam conduzir pelo Deus verdadeiro o povo era feliz e a justiça reinava com eles. Assim minha visão é que buscássemos políticos, e fôssemos políticos Cristãos, exercendo a moral cristã no serviço verdadeiro e autêntico. Assim não existiria tanta corrupção e falta de valores na sociedade.
  Assim concluo dizendo que pra viver a moral cristã o Evangelho, ou a Boa nova da vida de Jesus têm que se fazer vida em nossa vida, para termos uma sociedade, justa, fraterna, respeitada e com plena liberdade. Pois não há liberdade sem Deus. E Deus nos ensinou que essa liberdade está no seguimento do seu Filho Jesus Cristo para chegarmos à plena felicidade.

Religiosidade Popular

  Na relação de filhos com o pai, vivendo em intimidade o ser humano com o Divino é o que entendemos sob religiosidade popular.
  Buscando nos aprofundar sob a Piedade popular visando a piedade popular que estão mas próxima da nossa realidade.Foram várias  piedades que encontramos e percebemos que elas são meios onde os cristãos expressam sua fé.
   Bem como a Adoração ao Santíssimo Sacramento é algo Novo pra nossa realidade, e que  fortemente vem  fazendo com que aconteça essa intimidade do ser humano com o divino;mas não vamos nos aprofundar nela pois a pouco tempo que foram investidos os  Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e a entronização da Capela do Santíssimo na nossa comunidade;O ofício de Nossa Senhora e o terço são rezados, porém não com tanta intensidade e as romarias para o Santuário há esse deslocamento , mas não tão freqüente quanto as Ladainhas da qual vamos abordar.
 A Ladainha é uma piedade popular que vem da nossa cultura e da religiosidade de gerações na nossa comunidade.
  Sendo uma oração de louvor a Nossa Senhora que expressa às qualidades de Maria,centralizando a Santíssima Trindade com pedido de perdão no Kyriee finalizando com Agnus Dei que é exaltação ao Cordeiro de Deus que tenha piedade de nós. E ainda a Ladainha segue com oração da Salve Rainha que mostra o amor maternal de Maria, mostrando também a esperança da eternidade, fazendo pedido a intercessão a Virgem, mostrando nossa fragilidade de pecadores, (filhos de Eva) e dos nossos sofrimentos (vale de lágrima). E como advogada medianeira que nos levará ao encontro com Jesus Cristo que nos liberta de todo mal. Entoam-se também benditos e finaliza-se com a Oração do Pedido do Senhor Deus.
  Na Ladainha há uma riqueza muito grande em termos de liturgia. Existem muitas formas de Ladainhas que são rezadas, como:A ladainha da Divina Misericórdia, Do Sagrado Coração de Jesus e a de todos os Santos que são rezadas durante a Missa e em batizados fora da missa.
  Na lógica da nossa comunidade essa piedade popular a Ladainha  foram  uma das formas de manter a fé da nossa realidade, pois devido as distância da Paróquia, da falta de formação, da falta de padre e religiosos  que dessem assistência a comunidade,onde a missa acontecia por semestre e as distância para uma povo sem transporte chegar as missas e em latim essa forma de rezar fez com que o povo mantivesse a sua fé e acontecesse  a fraternidade com a união das famílias e conseqüentemente a partilha culminava esse momento.
  Porém nem tudo é positivo. Como foi citada na apostila a cultura, as religiosidades trazidas pelos Portugueses influenciaram muito na religiosidade popular. Um exemplo é que na riqueza que as ladainhas possuem a influencia das culturas e da religião deixadas pelos africanos através da religião do Candomblé e as comidas típicas, as músicas, ou melhor, os sambas têm sido entronizados no culto cristão da nossa realidade.
  Por isso que o aspecto negativo que a Piedade popular da nossa realidade a Ladainha está tendo um duplo sentido, ou um até mesmo não radicalizando, mas é a realidade um culto pagão.
  Pois as Ladainhas hoje são rezadas na intenção ou em promessa a um Santo e de modo particular a São Cosme e São Damião e Santa Barbara e nesse culto são oferecidos carurus inclusive colocados na mesa dos Santos, potes de mel, copos de água. Colares de ogum e sambas que são músicas com letras dirigidas aos deuses adorados pelos africanos. Nessas Ladainhas rezadas dessa forma, toda forma litúrgica se perde e o povo se dispersa e a partilha não é vista como partilha e sim como oferenda, pois os carurus são determinados ou induzidos por curandeiros como forma de “proteção” ou muito pior de forma superticiosa. Essa Ladainha que são rezadas sabemos sim que a Ladainha é especificadamente dirigida a Nossa Senhora, porém ,rezada em latim e com todos os aparatos citados acima, não se percebe esse louvor a Nossa Senhora muito menos a  intimidade do ser humano com a Trindade, pois não se percebe a Trindade como centro das orações e a vida dos santo dos quais as promessas são dirigidas na maioria das vezes são desconhecida pelos que praticam essa forma de rezar.
  Mas a nossa Igreja está buscando evangelizar e conscientizar o povo.
  Hoje nas nossas comunidades já santificamos e no santificar buscamos formar a consciência cristã das pessoas e como nos pede o Documento de Aparecida a inculturação com a Palavra de Deus dentro da Piedade Popular.
   Estamos buscamos formações, subsídios que nos ajude e ajude a esclarecer a nossa comunidade o jeito certo de vivenciar a liturgia com a Piedade popular banindo o culto pagão para que se torne realmente um culto Cristão. E que as devoções aos santos sejam realmente para focar exemplo deixados por eles de seguidores cristão que teve como centro das suas vidas a intimidade com a Trindade numa vivencia de praticas realmente cristã e que a caridade ou partilha são conseqüência de que vive realmente a sua fé