TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Identidade Religiosa



Nesse tempo modernizado, tecnológico e prazeroso, observamos  que estamos enfrentando uma enorme crise de identidade religiosa.
È perceptível que o ser humano vive na diversidade de cultura, classe e religião.
Mas como compreender o enorme crescimento de inúmeras religiões no mundo?
Perguntei-me! E encontrei a seguinte resposta.
Em tempos atrás a religião era transmitida pela família que passava para seus filhos sua religião, seus valores culturais e socias. E nos tempos de hoje as famílias está sendo bombardeada pela não transmissão desses valores ficando apenas exposta a vivência de uma vida superficial do ter, do ser e do prazer e os valores foram aos poucos se perdendo. Chegando a tal ponto de hoje cada qual que decide o seu próprio caminho.
Mas que caminho alguém pode escolher se nenhum lhe for apontado?
Não devemos ficar olhando o passado ficando frustrados com a realidade de hoje, mas é preciso tomarmos consciência de que estamos remando para um abismo.
Observando a realidade juvenil de hoje que se envolve com drogas, são pessoas carregam um vazio de si mesmo. Uma juventude sem sonhos, sem meta, sem objetivos. E muitas das vezes debruçada em meio a tecnologia tornando  uma juventude sem sensibilidade humana, presos no que se diz ao “ agora”, ao “imediato”. Então pra que sonhar?Para que viver uma religião se ela é preenchida pela fé ( que é crê no que ainda se espera), ela é vivida pala esperança não apenas no agora , mas no que é feito a cada dia com a esperança no que é eterno.
Mas sem os valores religiosos que nele implica uma vivência não individualista, egocêntrica, mas é uma vivência comunitária, partilhada, fraterna, solidária. O mundo está se esvaziando do Sagrado de sentir-se obra da criação de Deus, pois está presa a pequeníssima criação humana que só são capazes de criar porque são dotados dos dons concedidos por Deus, mas esquecidos pelos homens.
Lembro-me que na história do descobrimento do Brasil tanto os Portugueses, quantos os escravos  trouxeram para o Brasil a sua religiosidade , a sua cultura,ou seja a sua identidade.
Mas como tudo isso se perdeu? Se a identidade atravessou mares, mas nos dias de hoje não atravessa nem sequer uma rua, pois se muda tudo em segundos sem saber o porquê, nem para quê!
E para se ter identidade na vida religiosa e cultural é preciso ser cercados não só de informações e sim de formações. Onde o ser humano se decida com plena convicção e não por um momento de dor, desespero, perda!Pois a vida é feita de dores e alegrias, sonhos e desilusões.
Falta-se crê e não fugir na realidade. Por que o que nos move é a fé e a esperança, o resto tudo passa.
Preserve sua identidade religiosa e cultural, não se deixe levar por aquilo do que você não conhece, mas viva, e se apaixone por aquilo que você conhece como tesouro herdado para ser deixado para o próximo herdeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário