TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

sábado, 10 de setembro de 2011

Homilia da Festa de Nossa Senhora de Fátim

Irmãos e irmãs vão dar início a nossa pregação com um breve relato das aparições em Fátima. Sendo hoje dia 13 de maio, onde estamos celebrando a festa dedicada a Santíssima Virgem, que apareceu aos três pastorinhos em Fátima na qual a Mãe de Deus é que faz a comunicação com as três crianças de nome Francisco, Jacinta e Lúcia. Em Fátima Nossa Senhora prediz inegavelmente o advento de grandes castigos para a humanidade caso não deixe de ofender a Deus, mais N. Senhora indica os meios de salvação como: A oração do Rosário, a prática dos 5 cinco  primeiros sábados, a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Sua finalidade mais imediata é dar aos homens a possibilidade de sair das vias do pecado. As aparições aconteceram da seguinte forma: em 1917 numa manhã de primavera as três crianças assistiram a missa e em seguida saíram com pequeno rebanho de ovelha onde  Lúcia os convida para ir as terras de seu pai na Cova de Iria, num belo domingo de 13 de maio eles se alimentaram, rezaram o Terço e ao meio-dia viram um clarão como relâmpago; meio confusos eles viram a mãe de Deus sobre uma videira onde N. Senhora  disse para eles que não tivesse medo que ela era do céu, pediu que eles suplicasse pela conversão dos pecadores e se eles aceitasse a proposta teria muito que sofrer e diz: rezem o terço todos os dias para alcançar a paz para o mundo e o fim da guerra em seguida começou a elevar-se. E  assim aos 13 de Junho dia marcado por N. Senhora para a 2º aparição houve uma aglomeração de mais ou menos 50 curiosos e a Irmã Lucia descreve o sucedido após rezar o terço, a luz aproxima sobre a carrasqueira e a Virgem pede que venha no dia 13 do mês que vem que rezassem o terço e aprendam a ler que depois diria o que queria, disse que em breve levaria Jacinta e Francisco e que Lucia ficaria e que Jesus servisse dela para fazer conhecê-lo e amar, Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria e quem abraçasse a devoção teria a Salvação, dizendo estas ultimas palavras abre as mãos e os comunica pela 2° vez o reflexo desta grande luz.
  A 3° aparição foi em uma sexta feira de 13 de julho de 1917 e Lucia até o dia anterior não estava disposta a comparecer no local, ao se aproximar a hora sentiu-se impelida por uma força estranha a qual não lhe era fácil resistir e vai encontrar como os primos, os quais estavam no quarto rezando e disseram que sem ela não iriam e então  puseram-se a caminho ao chegar ao local encontrou em média de 2 mil pessoas entre elas estava o Sr. Marto pai de Francisco e Jacinta num profundo silêncio Lúcia narra para o povo o que estava acontecendo: a Virgem pede que venha ao local mais um mês, que rezem o terço todos os dias em honra a N. S. do Rosário para obter a paz no mundo e o fim da guerra porque só ele lhes pedindo poderia valer, e Lucia pede que venha no local todos os meses na mesma data até outubro, era quando ela faria o milagre para que todos acreditassem  pede que reze o terço e que façam sacrifícios pelos pecadores. E ao dizer estas palavras abrem as mãos como nos meses anteriores.
  A quarta aparição foi no dia 15 de agosto, no relato da Irmã Lúcia aconteceu o seguinte andando com as ovelhas como de costume Francisco e seu irmão João em um lugar chamado Valinhos sentiram algo sobrenatural que se aproximava e que lhes envolveria.Preocupado com Jacinta que Nossa Senhora chegasse e ela ficasse sem vê-La, João foi chamá-la do mesmo modo logo após a chegada de Jacinta aconteceu como nas vezes anteriores e comunicaram a fazer perguntas a Virgem e Ela pede as mesmas coisas ,e eles perguntaram o que fariam com o dinheiro das ofertas do povo Ela manda faça dois andores, a festa de N. S. do Rosário e o restante edificasse uma capela no local, disse que curaria alguns em seguida tomou um aspecto meio triste pediu que rezasse pelos pecadores e mesmo assim iriam muitas almas para o inferno e desapareceu como de costume.
Na 5° aparição em 13 de Setembro do mesmo ano apareceu uma grande multidão de peregrinos em média de 15 a 20 mil pessoas e todos queriam falar, quando já estava junto da Carraqueira na Cova da Iria, começaram a rezar o terço e logo apareceu a luz e a Senhora pede que continue rezar para alcançar o fim da guerra e disse que em outubro viria Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José e o Menino Jesus para abençoar o mundo e que Deus estava contente com os sacrifícios feito pelas crianças e prometeu que curaria alguns doentes e em seguida começou a elevar-se.
A ultima aparição foi em 13 de outubro e a irmã Lucia relata: Nossa Senhora aparece da mesma forma e pede que façam uma capela em sua honra e disse que a guerra iria acabar e todos voltariam as suas casas, disse também que alguns se converteriam e outros não, que peçam perdão dos pecados, num aspecto triste N. Senhora pede que não ofendam Nossa Senhora que já está muito ofendida e abrindo as mãos fez  refletir o sol enquanto se elevava projetava um reflexo da própria luz no céu, N. Senhora irradiava tanta luz que sucederam três visões como quadros que simbolizavam os Três Mistérios do Rosário e aconteceu como disse na 3º visão vista por Lucia: N. Senhora vista em sofrimento no caminho do Calvário, N. Senhora das Dores vista sem espada no peito, o Divino Redentor abençoando o povo, N Senhora do Rosário Coroada Rainha do Céu e da Terra com o Menino Jesus no colo, quando as três crianças estavam contemplando as Celestiais personagens começa o milagre o sol que poderia ser observado a uma distância de 40 km e o ciclo das visões se encerravam e todos começaram a gritar “Milagres”! As crianças tinham razão! N. Senhora de Fátima! “Misterioso don do Céu!”       
  Na 1° leitura dos Atos dos Apóstolos no Cp. 6, 1-2 nos fala que Saulo ameaçava os cristão de tal forma que o mesmo pediu carta de recomendação ao Sumo Sacerdote para levar a sinagoga de Damasco só a fim de prender homens e mulheres que encontrasse seguindo o caminho, é no caminho que Saulo é chamado a conversão e a missão.Esta conversão é um processo de morte e ressurreição: morte pela destruição de sua visão antiga a respeito de Cristo e dos Cristãos; e ressurreição para receber o Espírito Santo para que possa testemunhar o Cristo Vivo e Paulo torna-se Apostolo entre os pagãos e seu testemunho vai provocar nele muito sofrimento.
 No Evangelho de São João do Cap. 6, 52-59 Jesus nos fala “ Eu sou o pão vivo que desceu do céu” e completa dizendo: “Quem come deste pão viverá eternamente”. As autoridades dos Judeus não compreendiam e não aceitavam o Senhorio de Jesus e sua missão de dar a vida pelos homens.
 Nós devemos entender que a vida só é completa e definitiva quando encontramos com Jesus, daí é que sentimos o desejo de doarmos em favor dos irmãos especialmente os mais pobres e oprimidos, esta doação se dá quando nos comprometemos com Ele e este compromisso exige que sejamos fiéis e dispostos a dar a vida em favor dos outros principalmente dentro da nossa própria comunidade, devemos mostrar que a Eucaristia é o Sacramento que manifesta  o compromisso com a Encarnação, Morte e Ressurreição de Jesus
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário