TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sintese


Síntese do Itinerário de Iniciação á vida Cristã
A Igreja através de Documentos e Eventos ler a realidade do mundo atual e em especial a restauração do Catecumenato, onde os catequistas e Missionários que evangelizam adultos e jovens esperam um uma metodologia para o Itinerário de Iniciação Cristã. Esse aprofundamento tem acontecido em diversas Assembléias e Encontros que resultou em publicações de textos e de estudos de iniciação á vida cristã. Essa iniciativa despertou muitos subsídios acessíveis a muitas Paróquias e Dioceses que têm avançado nesse campo de Evangelização, mas que existe ainda uma busca por algo que possa ser muito mais definido.
Tendo consciência que permeia uma a resistência de superação da catequese infanto-juvenil em vista da celebração dos sacramentos sendo uma resistência em todos os níveis para adentrar no “novo” na linha da Metodologia para a Iniciação Cristã.
 A catequese como elemento importante para Iniciação á vida Cristã, implica um longo processo vital de introdução dos cristãos ainda plenamente iniciados, independente da idade, nos diversos aspectos da fé cristã:
A Iniciação cristã é a introdução dos que não foram batizados no Mistério de Cristo, da Igreja e dos sacramentos por meio da mensagem (querigma), da catequese e dos ritos sacramentais e outras celebrações (Liturgia). Por ser obra da Trindade, realiza-se na Igreja e requer da pessoa decisão livre para que nela se realize o diálogo da salvação, o aprofundamento na fé e conseqüentemente a recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã onde o Batismo torna filho do Pai, a Eucaristia alimenta com o Corpo do Filho Jesus Cristo e a Crisma unge com o Espírito Santo.
A Iniciação á Vida Cristã é um processo de evangelização, de catequese de interação entre fé e vida. È um processo de engajamento dos que já foram batizados e que eventualmente já receberam outros sacramentos, mas que não receberam evangelização de base, sendo assim se faz necessário iniciar os primeiros rudimentos na fé, com o kerigma, adesão, conversão, aprofundamento na fé e engajamento na comunidade, na vida social, política econômica em nome de Jesus Cristo.
O Documento de Aparecida nos impulsiona no aspecto dos Discípulos e Missionários, da necessidade de Evangelização, formação e da necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo, conversão pessoal, pastoral e de abandonar as estruturas ultrapassadas. Nisso o DA propõe a iniciação cristã como novas formas de aproximar as pessoas e ajudá-las no seu caminho que requer decisão, coragem e criatividade.O aspecto fundamental  é a formação da identidade do ser cristão, do ser católico e ser membro da Igreja.Tendo  como base a catequese como itinerário catequético e permanente,  catequese como escola de formação integral, valorização da religiosidade popular sem nos distanciar dos tempos litúrgicos que são fundamentais, de modo específico o tempo quaresmal, com os ritos, símbolos, significados e celebrações próprias.
Diante da realidade atual nesses tempos de mudanças e transformações todos nós somos responsáveis pela evangelização para beneficiar a todos, mesmo diante de diversas propostas metodológicas para o itinerário da vida cristã.
Percebemos de um lado os interlocutores em meios aos anseios, das dúvidas, decepções medos e sonhos, onde situa o cristão no mundo com os desafios da modernidade, do pluralismo religioso, cultural e social. Sendo oportuno que o cristão se volte, ou se conscientize da do seu ser no mundo e para que existimos,tendo consciência que somos parte da Criação de Deus e que pela Encarnação,morte e Ressurreição de Jesus,somos predestinados a salvação eterna.
Mesmo percebendo que o mundo atual se volta para uma realidade superficial, do agora, do ter, e do prazer existe uma busca inquietante de muitos que almeja essa proposta metodológica.
Outro ponto de partida é um itinerário que seja o Kerigma, anúncio explícito do amor de Deus e da salvação trazida por Jesus ,Caminho, a Verdade e a Vida.Uma vez entregues a Jesus e empolgados pelo  seu seguimento,torna-se  discípulos e missionários de Jesus. Nesse itinerário propõe trabalhar nas questões atuais a dignidade da pessoa, a busca do ser humano, a construção da sociedade, segundo os valores do Evangelho.
Essa posição nos coloca como cristão apaixonados pelas ações do Mestre, e Nele colocando os toda a esperança, sem medo de enfrentar as questões atuais, com atitudes concretas de imitar-Lo. Sair do comodismo e partir ao encontro ao outro.
Os resultados será uma evangelização autêntica e comprometida com o outro e conseqüentemente uma sociedade baseada nos valores do Evangelho.
Jesus é o único que nos move até o outro. Tendo o um  encontro pessoal comJesus  não há como guardá-Lo pra si mesmo . Esse amor  nos leva testemunhá-Lo aos outros.
 A terceira proposta é um princípio metodológico da conversão radical a Jesus, da reflexão sobre grandes desafios. Essa conversão radical a Jesus, da mudança de vida numa linha individual e por vezes longe do irmão, do sofrimento do outro, da reflexão dos grandes desafios, vem carregado também de emoções, testemunhos, relatos de conversões e milagres predominados no meio pentecostal/carismático.
Em busca de uma proposta percebemos que a Igreja sempre anunciará Jesus por fidelidade em meio às dores e alegrias com a finalidade de atingir nos destinatários não a mente, mas o coração e a vida do ser humano, numa atitude de aproximação, de escuta olhando para as necessidades do conhecimento e das razões de sua fé. Propondo assim um novo horizonte para o seu caminhar.
O ponto de partida sempre é a pessoa com as suas necessidades independente de que elas sejam jovens, adultos, ou crianças, o objetivo é que elas possam participar com alegria. O itinerário de iniciação pode ser elaborado levando em conta a realidade cultural e social de cada um, o meio urbano em que vive, com suas exigências (tempo e horário), e distâncias tendo por parte da Igreja uma atenção especial.
 Tempo de Kerigma (anúncio) é um tempo que apartir da realidade, fazer ou refazer um encontro pessoal com Jesus Cristo, deixar imbuir pela Palavra de Deus. Esse tempo é acompanhado com celebrações, ritos,entrega de algum símbolo e de vivência dos Tempos Litúrgicos.
Tempo de maior conhecimento é um tempo de menos teologia e mais interiorizaçã. Como a iniciação da leitura bíblica, da iniciação ao sentido aos ritos e símbolos dos sacramentos e da iniciação a vida litúrgica. Sendo oportuno um grupo em prol da comunidade começando com visitas como primeiro passo para inclusão na comunidade. è um tempo que de vê  ser acompanhado também com celebrações, ritos, símbolos e entrega de orações como o Credo e o pai Nosso.
Tempo de internalizar é um tempo de fundamental de atenção aos interlocutores e de todo processo metodológico da iniciação cristã. È um processo de mudança de vida e critério. È tempo de moldar um cristão ético, com bons costumes, com crença firme, com identidade, mas também aberto para o pluralismo, para tolerância, para convivência fraterna, para cidadania e para o diálogo. Tornando-se capaz de dar razões a sua fé. È tempo também de ser acompanhado com celebrações, rito,...
Tempo mistagógico ou formação permanente é um tempo de cultivo pessoal e comunitário. È um tempo de caminhar como cristão ativo abrindo novos caminhos, superar a dependência, buscar engaja-se na comunidade, ou grupo, cultivar a fé, realizar a missão, tornando-se discípulo e missionário de Jesus Cristo. Esse tempo é também acompanhado com celebrações, ritos, retiros e jornadas.
Consideremos os iniciantes como interlocutores e não como meros destinatários no processo de iniciação à vida cristã. Diversos são os motivos que leva as pessoas a Igreja: saudade do Deus da sua infância, busca do significado para suas vidas, admiração de um testemunho autêntico,uma situação difícil,uma necessidade de cura e o desejo de regularização de sua vida sacramental ou de seus filhos.
Na maioria das vezes essas pessoas são católicas que foram catequizados pela metodologia do pequeno catecismo. São cristãos que não participam da celebração dominical, são cristão sem consciência de sua missão de sal da terra e luz do mundo, com identidade cristã vulnerável.
Considerando a sua realidade humana, assim como o diálogo com a Samaritana, Jesus sonda os corações, a mente e a fé. Revelando com isso que a vida, a história, as experiências, os sentimentos, os sonhos, os projetos e medos das pessoas devem ser considerados, escutados e valorizados em todo processo evangelizador de modo especial a iniciação á vida cristã.
A Igreja tem por missão acolher e servir a multidão de rostos variados que procuram na Igreja as respostas para suas vidas. Essa realidade requer da Igreja uma nova consciência, uma nova postura e novas atitudes pastorais. Sendo chamada e enviada para ir ao encontro e ao diálogo com os afastados e excluídos que precisam ser amados, reconhecidos e ajudados na busca do caminho. Estes grupos de pessoas que se encontram em situações a serem atendidas no processo de iniciação á vida cristã são: Adultos e jovens não batizados; adultos e jovens batizados que desejam completar a iniciação cristã; adultos e jovens com prática religiosa, mas insuficiente para evangelização; pessoas de várias idades marcadas por um contexto desumano ou problemático; grupos específicos, em situações  variadas como grupos com deficiência, povos indígena, ciganos  intelectuais, famílias formadas por casais de segunda união, pessoas vindas de outras igrejas ou religiões;casais em situação matrimonial irregular;adolescentes e jovens que vivem diferente situações religiosas,emocionais e morais;Crianças não batizadas e inscritas na catequese e Crianças e adolescentes batizados que seguem o processo tradicional de iniciação cristã.
Algumas considerações nos levam a uma esperança que nos faz acreditar que necessitamos de uma proposta metodológica para um itinerário de iniciação á vida cristã tendo um projeto regional e diocesano de catequese para que haja avanços na evangelização é importante investir na formação de pessoas com mais qualificação, capacitação e com a visão aberta da Igreja e da comunidade que precisa de pessoas sendo novo catequista para os tempos atuais como interlocutor e instrutor
Isso requer uma nova visão e uma nova mentalidade do que é ser catequista na Igreja. Tem que ser alguém que acompanha, incentiva,faz participar, dialoga envolver e tornar atraente o novo modo de evangelizar.Tornando-se catequista mistagogo, com identidade e formação.
Sendo catequista mistagogo tem como tarefa conduzir o iniciado ao mistério de Cristo, ajudando o catequizando independente da idade a fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus. A sua vida tem ser referência de Jesus Cristo, dos valores evangélicos, e um cristão de participação ativa na comunidade.
A Identidade do novo catequista é essencial para formar a identidade do catequizando. O novo catequista é chamado a viver como discípulo inserido na comunidade lugar que alimenta a sua espiritualidade. Onde é chamado a esclarecer questões, tomar posições, planejar e ler os sinais dos tempos e defender a vida.
A formação do catequista hoje requer que seja pessoa que cultive bons relacionamentos de alegria e otimismo consigo mesmo, com a família e com a comunidade; que seja o primeiro a anunciar,ler, meditar,estudar,rezar com a Palavra de Deus; Que seja um catequista atento aos sinais de Deus ,da realidade que se esforça para ter competência, mas que seja acima de tudo introduzido ao mistério cristão.
Por isso o catequista deve escutar atentamente os catequizandos; utilizar de todos os meios criativos para desenvolver o conteúdo da catequese; trabalhar em equipe, partilhando experiências e pedindo sugestões; Ser Criativo no que diz respeito  a contar história bíblica, história da comunidade, organizar espaços.etc..Enfim levar o catequizando a fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo e se inserir na comunidade povo de Deus.
O papel do novo catequista como interlocutor, como mediador é fundamental no processo pedagógico, mesmo sendo ora maiêutica que faz com que o catequizando veja o que existe, o que é a pessoa e que mostra os fatos. Sendo propedêuta que prepara, capacita,oferece instrumental,critérios para que o interlocutor seja capaz de discernir com clareza e profundidade. E sendo  hermeneuta que ajuda a  e interpretar de maneira nova as coisas antigas.
Esse processo metodológico tem em vista formar um discípulo que aprende que encanta com o Mestre, seguindo com originalidade a sua própria vida, para fazer conhecido com palavras e obras Àquele que foi encontrado na sua vida.
Dom Juventino Kestering
Encontro Nacional de Coordenadores Regionais de Catequese
Brasília 05 a 07 de fevereiro de 2010






O Senhor me chama, pra tornar o mundo cristão
Trabalhar no itinerário da iniciação cristã (bis)
                                                                                                  Música: Senhor se tu me chamas


A Igreja está atenta a nova realidade
que estamos vivendo na nova modernidade
diferença religiosa, econômica e cultural
de muita tecnologia e diferença social

A iniciação cristã/ é a introdução
dos  que não são batizados
 ao mistério da salvação
realiza-se na Igreja em nome da Trindade
tornando-O Cristão,dando-lhe dignidade

Para os jovens e adultos que já foram batizados
mas não vivem na Igreja ou não foram iniciados
existe um processo de evangelização
é a catequese de iniciação á vida cristã

Os diversos motivos que leva o povo pra Igreja
seja saudade de Deus, ou outro motivo que seja
por busca de cura /ou questão sacramental
 ou por perderam a consciência
 que o cristão no mundo é luz e na terra é sal

Devemos acreditar nessa metodologia
para que haja avanço/ na evangelização de hoje em dia
Qualificação e nova mentalidade
Para iniciação de uma nova sociedade

A Primeira proposta de Evangelização
dos anseios que permeiam o mundo cristão
Anúncio de Cristo desde sua Encarnação
sua  Paixão e Morte e Ressurreição

A segunda proposta é do Kerigmático
do anuncio de Cristo caminho e verdade
Como Discípulo Missionário de Jesus
levar o Evangelho no mundo sem luz

A terceira proposta é de conversão radical
de mudança de vida de modo individual
Se vendo de longe o sofrimento do irmão
essa a proposta, do carismático e pentec

O novo catequista tem que ter identidade
ter o Encontro com Cristo e viver em comunidade
Ter testemunho de fé e viver na verdade
 ter na Palavra de Deus sua espiritualidade




Nenhum comentário:

Postar um comentário