TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

terça-feira, 22 de março de 2011

Reflexão sobre a 1 Carta de Pedro


                                  
1 Pedro 
Aproximem-se do Senhor, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas preciosa aos olhos de Deus. (1Pd.2,4)
 Pedro escreve aos cristãos da Àsia Menor que estão dispersos pelo mundo vivendo fora de sua Pátria isolados, sem acolhida, sofrendo humilhações e perseguições por serem cristãos estrangeiros.
A situação daqueles cristãos é a mesma de Jesus. Que esvaziando-Se de sua condição Divina se Encarnou na condição humana para servir  ao mundo, mesmo assim foi  rejeitado pelos homens.Mas Ressuscitando dos mortos  tornou a Pedra viva modelo para todos os desprezados,sofridos que vivem nessa terra onde somos peregrinos.
Essa mensagem se atualiza para todos nós cristãos de hoje que sofremos por causa do anuncio do reino de Deus ela nos fortalece na certeza de que peregrinando com as dificuldades e provações nessa terra convictos na fé do Cristo Morto e Ressuscitado teremos uma Pátria definitiva no Reino dos Céus.
Pois sendo Cristãos autênticos e perseverantes neste mundo, podemos ser rejeitados pelos homens, mas seremos sempre amados por Deus.


Estudo sobre o Cap. 21 do Apocalipse

                            Apocalipse
Cap.21
  Por sobre as nuvens existe um lindo céu maravilhoso céu. Morada dos Anjos. Por sobre as nuvens existe um trono, cujo Rei, está assentado, Direita de Deus Céu,, lindo céu, é o lugar onde eu quero viver.Pra sempre .Céu, lindo Céu,é o lugar que o meu Deus preparou Pra mim Céu, lindo céu Onde com os Anjo seu cantarei adorando ao Senhor                                                            Composição: Ítalo Villa
É desse Lindo Céu a Morada Celeste a Nova Jerusalém - Cidade de Deus que João descreve nessa visão para  todos aqueles e aquelas que escutam e vivem a Palavra de Deus. Onde mar símbolo as coisas antigas, sofrimentos, dificuldades e perseguições serão destruídas e não mais há existirão ( Ap. 21,1).
Assim como no Antigo testamento Deus realizou uma aliança com o seu povo concedendo-lhes a Terra prometida. Ele também realizará para com todos nós uma aliança que será a realização definitiva da nova humanidade imortal que é apresentada como esposa enfeitada para o seu marido (Ap.21.2).Desde o princípio Deus quis habitar com o seu povo para viver com Ele em plena intimidade (Ex.25),è Por    isso que Ele se torna Tenda,Morada, lugar onde Ele está presente em plena realização “Eles serão o seu povo e Ele, o Deus-com- eles,será o seu Deus”(Ap.21,3).
Todo sofrimento presente passarão (Ap 21,4) Pois Jesus nos garante que farão novas todas as coisas, (Ap.21,5-7),pois Ele é o princípio e o fim e a fonte de vida e esperança para todos nós que queremos receber essa herança como filhos participante da realidade de Cristo.
   Tendo em vista esse projeto do Pai não nos deixa isento de buscarmos a conversão diária. Pois para os justos é reservada a plenitude da vida eterna com o Pai. Mas se agirmos de forma contrária ao amor e ao projeto do Pai teremos uma outra sorte. (Ap.21,8).
    Numa visão mais ampla João apresenta uma imagem deslumbrante da Nova Humanidade, com beleza, glória e esplendor. Constituída com as doze tribos, os doze Apóstolos, com uma perfeição inimaginável e aberta para toda humanidade, semelhança do Criador. Onde só a presença de Deus nos bastará, pois a sua glória nos iluminará com a lâmpada que é o Cordeiro. Será um lugar onde caminharemos na luz que é a justiça, o amor e a partilha. Mas, essa realização supõe conversão no agora, no presente da nossa história, no nosso hoje. “Vão entrar somente aqueles que têm o nome escrito no livro da vida do Cordeiro” (Ap.21,9-27).
   A mensagem de João fica para nós como motivo de esperança para todos os cristãos de ontem e de hoje que esperam a vinda definitiva de Cristo que Morreu e Ressuscitou e nos prometeu que virá para julgar os vivos e os mortos e nos conceder a salvação eterna. É uma mensagem atualizada, pois no tempo presente estamos vivendo muitas tribulações: violências, mortes, catástrofes, fome, guerras, terremotos tsunames,vendo se perder o valor das famílias a idolatria existindo de diversas formas ...parece o fim!
   Essa mensagem Deus nos leva a buscarmos a conversão, a vigilância,mas também esperar O Deus que agiu na história e  que sempre a agirá conosco para nos conceder a Salvação a Morada eterna e definitiva se buscarmos fielmente e com perseverança.
   Que o Deus da misericórdia e do perdão nos ilumine para que possamos ser filhos fies colaboradores do seu Reino de amor e que em meio às dificuldades e perseguições nós nos desanimarmos, pois temos em vista a Aliança que o Deus Todo Poderoso nos prometeu a Coroa da vida.
  Que o Cordeiro imolado Jesus Cristo, que doou sua vida para nossa salvação nos ajude a nos doarmos para a nossa e a salvação dos nossos irmãos  buscando uma sociedade justa aqui na terra e morada definitiva no céu.
   Que o Espírito Santo fonte de Vida nos guie e nos ilumine com os seus dons para que estejamos capacitados para essa caminhada rumo a Jerusalém celeste,
 Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja Louvado e a nossa Mãe Maria Santíssima.

Trabalho da 1 carta de São João

                                     1 João






Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, no entanto odeia o seu irmão,
esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão,
a quem vê, não poderá amar a Deus , a quem não vê.(1Jo 4,20)



Amar a Deus é o primeiro de todos os mandamentos.
E como amar a Deus se não O vemos? João descreve tal como Deus é. Deus è amor. E amar a Deus é se deixar impregnar nesse amor que sem limite nos amou a tal ponto de nos dar seu Filho para a nossa salvação. Sentindo a presença desse amor de Deus poderemos perceber que não há outra forma de amar a Deus sem que seja amando, perdoando e doando-se em favor dos nossos irmãos na prática do amor vivido assim como seu Filho Jesus viveu e nos ensinou: “O que fizerdes a um desses pequeninos é a mim que fizerdes”. E ainda acrescenta “Eu garanto a vocês todas as vezes que vocês fizerem isso a um dos menores dos seus irmãos é a mim que O fizeram”. Pois então se vivermos de forma contrária num amor superficial, onde amamos apenas quem nos ama sem nos solidarizarmos com os outros, temos por certo que não estaremos amando ao nosso Deus fazendo da nossa vida uma mentira, algo irreal, onde passaremos a vida no obscuro sem sentir a presença de Deus que é o principal.

Trabalho Da Carta de Tiago

  
                                                        Carta de Tiago
Introdução:
A carta de Tiago tem um escrito de caráter sapiencial com exortativas morais. O autor aborda algumas figuras do Antigo Testamento para merecer uma atenção especial dos prováveis ouvintes que são conhecedores do Antigo testamento Os temas tratados são para que os fies das doze tribos “novo povo Deus” possam viver uma verdadeira fé em meio às provações e em perfeita unidade na prática da Palavra de Deus e comportando-se como verdadeiros cristãos.
   Por isso o autor decreve que é preciso:
Atitude cristã perene as provações
( Tg 1,2-18)

Por em prática a Palavra de Deus


(Tg 1,19-27)
Caridade para com todos
(Tg 2,1-13)
Fé com obras
(Tg 2,14-16)
Domínio da língua
(Tg 3,1-12)
Verdadeira sabedoria
(Tg 3,13-18)
Precaução contra a discórdia
(Tg 4,1-12)
Evitar a presunção
(Tg 4,13-17)
Humildade e preferência aos pobres
(Tg 5,1-6)
Unção confissão e oração
(Tg 5,13-18)
Saudações com amor fraterno
(Tg 5,19-20)

     










Conclusão:
 
A carta de Tiago demonstra uma verdadeira preocupação com o modo de ser e agir dos cristãos (povo de Deus) de ontem e hoje. Vendo de que é preciso perseverar fielmente na fé.
 
È um chamado para a maturidade,pois todas as vezes que o Cristão é provado,     Deus nos mostra que Ele está do nosso lado e que somos capazes de vencer as dificuldades com dignidade de verdadeiros Filhos de Deus a partir do momento que vivemos na prática a Palavra de Deus com atitudes concretas perante os irmãos Mt 25.
  
O amor, a humildade e a oração são os instrumento essências para a vida dos cristãos, que assistido pela Igreja a partir dos sacramentos (confissão e Unção dos infermos) que lhes são confiados adquirem para si  o perdão dos pecados para a restauração física e espiritual, e para a transmissão do dom maior que é a salvação




Carta de Tiago


Feliz o homem que suporta com paciência a provação! Porque uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o senhor prometeu a todos que o amam. Quando tentado, que ninguém diga: Deus está me tentando. Porque “Deus não é tentado” a fazer o mal nem tenta ninguém. Cada um é tentado pelos seus próprios desejos, que o atrai e seduz;a seguir o desejo concebe e dá a luz o pecado, e o pecado uma vez consumado, gera a morte.                                              
(Tg.1,12-15)


Ser cristão é ter a firme certeza de que como Cristo passaremos por dificuldades e provações que serão conseqüências de uma vida de quem anuncia e vivem o reino de Deus que implica na partilha,na solidariedade em renúncias e em assumir valores que nem sempre é visto por toda uma sociedade ou lugar onde quer que habitamos.Esses valores incomoda sucessivamente aqueles que não querem abraçar esse modo de ser e agir  e a perseguição para destruir essa forma de vida é inevitável.Por isso Tiago exorta essa bem -aventurança (feliz de quem suporta com paciência),por que não somos cristãos por acaso e sim por Jesus Cristo que morreu e ressuscitou e que nos garantiu uma morada na Casa do Pai para os que os amam e perseverarem até o fim.Tiago Também nos exorta sobre o valor do discernimento cristão para que  diante das nossas provações não caiamos na tentação de dizer que Deus é o causador. Pois sabemos que tudo o que acontece nas nossas vidas são conseqüências do mal ou o bem que fazemos. Se fizermos o bem, podemos até sofrer provações, dos sistemas que não absorvem o Projeto de Deus, e se fazermos o mal teremos conseqüências muito piores. Pois o mal praticado que obviamente é gerado pela auto-suficiência humana, o orgulho e as vaidades onde o ser humano é seduzido pelo pecado a buscar riqueza, poder, vivendo numa vida desenfreada, é um estilo de vida implica na escravização e empobrecimento de nossos irmãos. As conseqüências são exatamente o orgulho, o egoísmo e a auto suficiência são atitudes suficientemente para nos distanciar do próximo e de Deus.

Mensagem

20 DICAS DE SUCESSO
01 Elogie três pessoas por dia
02 Tenha um aperto de mão firme
03 Olhe as pessoas nos olhos
04 Gaste menos do que ganha
05 Saiba perdoar a si e aos outros
06 Trate os outros como gostaria de ser tratado
07 Faça novos amigos
08 saiba guardar segredos
09 Não adie uma alegria
10 Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados
11 Sorria
12 Aceite sempre uma mão estendida
13 Pague suas contas em dia
14 Não reze pra pedir coisa, reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem
15 Dê às pessoas uma segunda chance
16 Não tome uma decisão quando estiver cansado ou nervoso
17 Respeite todas as coisa vivas, especialmente as indefesas
18 Doe o melhor de si no seu trabalho
19 Seja humilde, principalmente nas vitórias
20 Jamais prive uma pessoa de esperança.PODE SER QUE ELA SÓ TENHA ISSO.