TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ENCONTRO DE CATECUMENATO / TEMA: O SACRAMENTO DA EUCARISTIA



ACOLHIDA – HISTÓRIA
.Início- Sinal da Cruz
RELEMBRAR  - o Encontro  anterior
Canto-    critério da catequista
REZAR O CREDO (Creio em Deus Pai), que está na apostila que foi dada no 1ª Encontro. Pedir que façam silêncio rezando essa oração.
LEITURA BÍBLICA (Jo 6, 48-52). (EVANGELHO DE JOÃO) procurar cada um em sua própria  Bíblia e ler em silêncio, depois um ler e todos partilham o que entenderam.

PERGUNTAS:

O que é a Eucaristia pra vocês?Como vocês acham que deve se sentir uma pessoa que recebe Jesus na Eucaristia?Como vocês acham que deve viver quem recebe a Comunhão(Eucaristia)?



HISTÓRIA

 MILAGRE - A HÓSTIA VIROU CARNE E O VINHO SANGUE VERDADEIRAMENTE HUMANO- MILAGRE DE LANCIANO 


"Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim." (Lc 22,19)

NESTE DIA EM QUE LEMBRAMOS A CEIA DO SENHOR QUERO RELEMBRAR O MILAGRE DE LANCIANO.

Este prodigioso milagre deu-se por volta dos anos 700, na cidade italiana de Lanciano, na igreja do mosteiro de São Legoziano, onde viviam os monges da Ordem Basiliana (de São Basílio).
Entre os monges, havia um que se fazia notar mais por sua cultura mundana do que pelo conhecimento das coisas de Deus.

Sua fé parecia vacilante, e ele era perseguido todos os dias pela dúvida de que a hóstia consagrada fosse verdadeiro Corpo de Cristo e o vinho Seu verdadeiro Sangue, esquecia ele a passagem da Bíblia que diz:

"O cálice de bênção que bebemos, não é a comunhão com o sangue de Cristo? E o pão , que partimos, não é a comunhão com o corpo de Cristo?"
(I Cor 10,16) 
 Mas a Graça Divina nunca o abandonou, fazendo-o orar continuamente para que esse insidioso espinho saísse do seu coração.
Foi quando, certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela sua dúvida, após proferir as palavras da Consagração ele viu a hóstia converter-se em Carne viva e o vinho em Sangue vivo.
 Sentiu-se confuso e dominado pelo temor diante de tão espantoso milagre, permanecendo longo tempo transportado a um êxtase verdadeiramente sobrenatural.

 Até que, em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse:



"Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir a minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar-se neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Vinde, irmãos, e admirai o nosso Deus que se aproximou de nós. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!"
A estas palavras os fiéis se precipitaram para o altar e começaram também a chorar e a pedir misericórdia. Logo a notícia se espalhou por toda a pequena cidade, transformando o monge num novo Tomé.
RECONHECIMENTO CIENTÍFICO:
A carne é carne verdadeira.
O sangue é sangue verdadeiro.
A carne seria do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo).
No sangue teriam sido encontrados, além das proteínas normais, os minerais cloreto, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no sangue teriam sido encontradas normalmente fracionadas em percentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou, seja, é sangue de uma pessoa viva. A conservação da carne e do sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos constituiria um fenômeno extraordinário.
Supõe-se que o sangue "AB" é o tipo de sangue encontrado no Santo Sudário. Este tipo de sangue é muito comum no povo Judeu (Em Israel, tipos sangüíneos AB+ a AB- somam aproximadamente 8% da população [ http://www.mdais.org/362/ ]). Outro fato interessante é que os cinco fragmentos, ao serem pesados têm exatamente o mesmo peso, não importa a combinação com que se pese. Por exemplo, tanto faz pesar um, dois ou todos fragmentos juntos, eles têm o mesmo peso

ENCERRAMENTO - PAI NOSSO- AVE MARIA  - partilhar 1 (um) pão com todos
GESTO CONCRETO – divulgar o gesto para ajudar providenciar recursos para  o bebê prematuro, isso é ajudar o Corpo de Jesus que está dentro de cada ser humano que se torna sacrários vivos  da Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário