Quantitativo de chamados, orientações médicas, saídas de Unidade de Suporte
Avançado (USA) e Unidade de Suporte Básico (USB);
Das Unidades Móveist. 6º As Unidades Móveis para
atendimento de urgência podem ser das seguintes espécies:
I - Unidade de Suporte Básico de
Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 2 (dois) profissionais, sendo um
condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem;II - Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 3 (três) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência, um enfermeiro e um médico;
III - Equipe de Aeromédico: composta por no mínimo um médico e um enfermeiro;
IV - Equipe de Embarcação: composta por no mínimo 2 (dois) ou 3 (três) profissionais, de acordo com o tipo de atendimento a ser realizado, contando com o condutor da embarcação e um auxiliar/ técnico de enfermagem, em casos de suporte básico de vida, e um médico e um enfermeiro, em casos de suporte avançado de vida;
V - Motolância: conduzida por um profissional de nível técnico ou superior em enfermagem com treinamento para condução de motolância; e
VI - Veículo de Intervenção Rápida (VIR): tripulado por no mínimo um condutor de veículo de urgência, um médico e um enfermeiro.
Atribuições do Médico
Regulador:
1 – realizar a regulação
médica dos chamados de urgência;
2 – realizar a regulação
médica dos pedidos de transferência de pacientes graves;
3 - acionar a resposta
adequada;
4 - acompanhar através
da central de regulação da boa execução do atendimento de urgência;
5 – dar o apoio
logístico ao médico interventor;
6 - preparar as unidades
de saúde de destino, conforme os protocolos próprios do serviço e do sistema de
urgência;
7 – evitar ausentar-se
da sala de regulação salvo por necessidades fisiológicas e para alimentação;
8 – ser o responsável
pelo plantão e acionar o coordenador regional, quando necessário;
9 - zelar para que o
serviço mantenha um tempo resposta menor possível, respeitando-se as questões
de segurança e viabilidade operacional;
10 - receber todos os
telefonemas endereçados ao 192, depois de passados pelo tarm, conforme descrito
em protocolo técnico;
11 - ser o responsável
pela equipe nos casos de atendimento em usa e usb medicalizada durante o atendimento;
12 -ser responsável pelo
atendimento e procedimento
s médicos, respeitando
as questões de segurança orientadas pelo corpo de bombeiros e defesa civil, no
local do atendimento em via pública;
13 – permanecer,
seguindo escala de plantão determiada pelo coordenador regional, na central de
regulação, recebendo todas as solicitações de transporte através dos chamados
telefônicos transmitidos pelo técnico auxiliar de regulação médica (técnico de
enfermagem com treinamento específico) após devida caracterização e identificação
rt. 13º
- Atribuições do
rádio-operador:
1 - Operar o sistema de
radiocomunicação e telefonia nas Centrais de Regulação;
2 - Exercer o controle
operacional da frota de veículos do sistema de atendimento pré-hospitalar
móvel;
3 - Manter a equipe de
regulação atualizada a respeito da situação operacional de cada veículo da
frota;
4 - Estabelecer contato
radiofônico (ou telefônico)
com todas as entidades e
unidades
envolvidas no
atendimento pré-hospitalar ou quando
demandado pelo médico
regulador;
5-Respeitar o horário de
trabalho, hoje determinado
das 07:00 às 19:00 horas
e das 19:00 às 07:00 horas, comparecendo com 15 (quinze) minutos de
antecedência para a
passagem de plantão e
intercorrências. Esta por sua vez, deverá ser feita dentro da central de
regulação na presença do rádio-operador do turno anterior;
6 - Não se ausentar do
serviço até que o responsável pelo plantão seguinte chegue e a ele haja
transmitido o plantão.
Atribuições do
Enfermeiro:
1 - Prestar assistência
de enfermagem nas unidades de Suporte Avançado, conforme protocolo existente;
2 - Supervisionar e ser
co-responsável pelo correto preenchimento das fichas de atendimento, de acordo
com normas estabelecidas;
3 - Fazer cumprir as
decisões do médico regulador;
4 - Comandar a equipe de
atendimento na ausência do médico plantonista na viatura, ocasião na qual,
deverá manter-se em contato com o médico regulador, durante todo o transcorrer
do atendimento, notificando as circunstâncias da ocorrência e evolução do
paciente, solicitando os apoios necessários e aguardando orientações sobre
condutas e encaminhamentos;
5 - Checar os
equipamentos de forma sistematizada, no que diz respeito ao seu funcionamento,
uso, limpeza, desinfecção, acondicionamento e manutenção, conforme manual de
normas e procedimentos do equipamento e de enfermagem;
6 - Controlar a entrada
e saída de materiais e equipamentos da unidade, assumindo, juntamente com os
demais membros da equipe a responsabilidade pelos mesmos durante seu turno de
trabalho;
7 - Controlar o uso e
reposição de psicotrópicos e entorpecentes nas viaturas, mediante receita
médica, contendo carimbo e CRM nos receituários;
8 - Registrar todas as
intercorrências do plantão n
o Livro de Ocorrências
da Enfermagem;
9 - Tratar de forma
respeitosa todos os membros da equipe de trabalho, profissionais das unidades
de saúde, acompanhantes e, sobretudo, os pacientes;
10 - Não se ausentar do
serviço até que o responsável pelo plantão seguinte chegue e a ele haja
transmitido o plantão;CAPITULO IV
Da estrutura e
funcionamento
Art. 16º
- Cada Central de
Regulação do SAMU funcionará com
a seguinte estrutura
física:
I - Central de Recepção
e Regulação Médica dos cham
ados de urgência;
II - Sala
administrativa;
III – Sala de estar
IV - Copa/ Cozinha;
V- Vestiários e
banheiros masculino e feminino;
Art. 17º
- Cada Base de Unidade
Centralizada do SAMU funcio
nará além dos itens de
I-V dispostos acima
deverá ainda conter:
VI - Dependências para
repouso e concentração da e
quipe de atendimento
(masculino
e feminino);
VII – Central de
distribuição de materiais e medica
mentos
VIII- Rouparia;
IX- Área de higienização
e estacionamento de viatur
as.
X- Sala de limpeza e
desinfecção de materiais;
XI- Sala de preparo de
materiais.
Art. 18º
- Cada base
descentralizada funcionará com a segui
nte estrutura física:
I – Sala de estar
II- Copa/ Cozinha;
III- Vestiários e
banheiros masculino e feminino;
IV- Dependências para
repouso e concentração da equ
ipe de atendimento
(masculino e
feminino);
V – Central de
distribuição de materiais e medicamentos
VI- Rouparia;
VII- Área de
higienização e estacionamento de viaturas.
VIII- Sala de limpeza e
desinfecção de materiais;
IX- Sala de preparo de
materi
Equipe da central de
regulação
|
Médicos
reguladores
|
Técnicos
auxiliares de regulação médica
|
Controladores
de Frota e Radioperadores
|
Equipe das
Unidades de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM)
|
Médico
|
Enfermeiro
|
Motorista-socorrista
|
Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico
|
Técnico de
Enfermagem
|
Motorista-socorrista
|
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