TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Trabalho sobre as equipes e funções do SAMU



 
Quantitativo de chamados, orientações médicas, saídas de Unidade de Suporte Avançado (USA) e Unidade de Suporte Básico (USB);
 Das Unidades Móveist. 6º As Unidades Móveis para atendimento de urgência podem ser das seguintes espécies:
I - Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 2 (dois) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem;
II - Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 3 (três) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência, um enfermeiro e um médico;
III - Equipe de Aeromédico: composta por no mínimo um médico e um enfermeiro;
IV - Equipe de Embarcação: composta por no mínimo 2 (dois) ou 3 (três) profissionais, de acordo com o tipo de atendimento a ser realizado, contando com o condutor da embarcação e um auxiliar/ técnico de enfermagem, em casos de suporte básico de vida, e um médico e um enfermeiro, em casos de suporte avançado de vida;
V - Motolância: conduzida por um profissional de nível técnico ou superior em enfermagem com treinamento para condução de motolância; e
VI - Veículo de Intervenção Rápida (VIR): tripulado por no mínimo um condutor de veículo de urgência, um médico e um enfermeiro.
Atribuições do Médico Regulador:
1 – realizar a regulação médica dos chamados de urgência;
2 – realizar a regulação médica dos pedidos de transferência de pacientes graves;
3 - acionar a resposta adequada;
4 - acompanhar através da central de regulação da boa execução do atendimento de urgência;
5 – dar o apoio logístico ao médico interventor;
6 - preparar as unidades de saúde de destino, conforme os protocolos próprios do serviço e do sistema de urgência;
7 – evitar ausentar-se da sala de regulação salvo por necessidades fisiológicas e para alimentação;
8 – ser o responsável pelo plantão e acionar o coordenador regional, quando necessário;
9 - zelar para que o serviço mantenha um tempo resposta menor possível, respeitando-se as questões de segurança e viabilidade operacional;
10 - receber todos os telefonemas endereçados ao 192, depois de passados pelo tarm, conforme descrito em protocolo técnico;
11 - ser o responsável pela equipe nos casos de atendimento em usa e usb  medicalizada durante o atendimento;
12 -ser responsável pelo atendimento e procedimento
s médicos, respeitando as questões de segurança orientadas pelo corpo de bombeiros e defesa civil, no local do atendimento em via pública;
13 – permanecer, seguindo escala de plantão determiada pelo coordenador regional, na central de regulação, recebendo todas as solicitações de transporte através dos chamados telefônicos transmitidos pelo técnico auxiliar de regulação médica (técnico de enfermagem com treinamento específico) após devida caracterização e identificação

 rt. 13º
- Atribuições do rádio-operador:
1 - Operar o sistema de radiocomunicação e telefonia nas Centrais de Regulação;
2 - Exercer o controle operacional da frota de veículos do sistema de atendimento pré-hospitalar móvel;
3 - Manter a equipe de regulação atualizada a respeito da situação operacional de cada veículo da frota;
4 - Estabelecer contato radiofônico (ou telefônico)
com todas as entidades e unidades
envolvidas no atendimento pré-hospitalar ou quando
demandado pelo médico
regulador;
5-Respeitar o horário de trabalho, hoje determinado
das 07:00 às 19:00 horas e das 19:00 às 07:00 horas, comparecendo com 15 (quinze) minutos de antecedência para a
passagem de plantão e intercorrências. Esta por sua vez, deverá ser feita dentro da central de regulação na presença do rádio-operador do turno anterior;
6 - Não se ausentar do serviço até que o responsável pelo plantão seguinte chegue e a ele haja transmitido o plantão.


Atribuições do Enfermeiro:
1 - Prestar assistência de enfermagem nas unidades de Suporte Avançado, conforme protocolo existente;
2 - Supervisionar e ser co-responsável pelo correto preenchimento das fichas de atendimento, de acordo com normas estabelecidas;
3 - Fazer cumprir as decisões do médico regulador;
4 - Comandar a equipe de atendimento na ausência do médico plantonista na viatura, ocasião na qual, deverá manter-se em contato com o médico regulador, durante todo o transcorrer do atendimento, notificando as circunstâncias da ocorrência e evolução do paciente, solicitando os apoios necessários e aguardando orientações sobre condutas e encaminhamentos;
5 - Checar os equipamentos de forma sistematizada, no que diz respeito ao seu funcionamento, uso, limpeza, desinfecção, acondicionamento e manutenção, conforme manual de normas e procedimentos do equipamento e de enfermagem;
6 - Controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos da unidade, assumindo, juntamente com os demais membros da equipe a responsabilidade pelos mesmos durante seu turno de trabalho;
7 - Controlar o uso e reposição de psicotrópicos e entorpecentes nas viaturas, mediante receita médica, contendo carimbo e CRM nos receituários;
8 - Registrar todas as intercorrências do plantão n
o Livro de Ocorrências da Enfermagem;
9 - Tratar de forma respeitosa todos os membros da equipe de trabalho, profissionais das unidades de saúde, acompanhantes e, sobretudo, os pacientes;
10 - Não se ausentar do serviço até que o responsável pelo plantão seguinte chegue e a ele haja transmitido o plantão;CAPITULO IV
Da estrutura e funcionamento
Art. 16º
- Cada Central de Regulação do SAMU funcionará com
a seguinte estrutura
física:
I - Central de Recepção e Regulação Médica dos cham
ados de urgência;
II - Sala administrativa;
III – Sala de estar
IV - Copa/ Cozinha;
V- Vestiários e banheiros masculino e feminino;
Art. 17º
- Cada Base de Unidade Centralizada do SAMU funcio
nará além dos itens de
I-V dispostos acima deverá ainda conter:
VI - Dependências para repouso e concentração da e
quipe de atendimento (masculino
e feminino);
VII – Central de distribuição de materiais e medica
mentos
VIII- Rouparia;
IX- Área de higienização e estacionamento de viatur
as.
X- Sala de limpeza e desinfecção de materiais;
XI- Sala de preparo de materiais.
- 14 -
Art. 18º
- Cada base descentralizada funcionará com a segui
nte estrutura física:
I – Sala de estar
II- Copa/ Cozinha;
III- Vestiários e banheiros masculino e feminino;
IV- Dependências para repouso e concentração da equ
ipe de atendimento (masculino e
feminino);
V – Central de distribuição de materiais e medicamentos
VI- Rouparia;
VII- Área de higienização e estacionamento de viaturas.
VIII- Sala de limpeza e desinfecção de materiais;
IX- Sala de preparo de materi

    Equipe da central de regulação
Médicos reguladores
Técnicos auxiliares de regulação médica
Controladores de Frota e Radioperadores

Equipe das Unidades  de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM)
Médico
Enfermeiro
Motorista-socorrista
Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico
Técnico de Enfermagem
Motorista-socorrista

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