TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

terça-feira, 29 de julho de 2014

TRABALHO /DE TÉCNICAS BÁSICAS DE PEDIATRIA II



INTRODUÇÃO
A Técnica Básica de Pediatria visa o acompanhamento, cuidado e desenvolvimento da criança até a adolescência. Utilizando de programas e informações, capacitação de profissionais da saúde e equipes de apoio que busquem gerar um atendimento de maior qualidade e resultados visíveis na redução de óbitos maternos e neonatais.
  O estimulo ao aleitamento materno, o combate à desnutrição, aos fatores de riscos e a vacinação são prioritário para mãe e filho para maior qualidade de vida. Pois a criança que amamenta diminui os riscos de diversas doenças.
 Os profissionais devem sempre está atentos a dar suporte de orientação, acompanhamento e desenvolvimento materno-infantil, buscando a erradicação e redução das diversas doenças que  podem e atingir  as crianças e adolescentes.
A orientação profissional é a chave para o desempenho das funções básicas da pediatria.
DESENVOLVIMENTO
As Técnicas básicas de Pediatria visam o acompanhamento, desenvolvimento e redução da mortalidade materna e neonatal.
 As linhas de cuidados, prioritárias da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno vem ao encontro dos compromissos e desenvolvimento que geraram para o Brasil Pactos de Redução de Mortalidade Materna e Neonatal, e Programas, Mais Saúde, visando a Saúde Integral da Criança. Que compõe a:
  A Atenção a Saúde o Recém Nascido; Incentivo a Qualificação do Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento; Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno; Prevenção de Violências e Promoção da Cultura de Paz; Vigilância da Mortalidade Infantil e fetal.
A Atenção a Saúde o Recém Nascido, visa a organização da rede integral da assistência da mulher, a gestante e ao recém-nascido, a permissa básica para a promoção da saúde  e redução dos agravos e mortes precoces materna e neonatal.
Incentivo a Qualificação do Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento, é a avaliação integral da saúde da criança, propiciando o desenvolvimento de ações de promoção de saúde, de hábitos de vida saudável, vacinação, prevenção de problemas e agravos à saúde e cuidados em tempo oportuno, utilizando de Caderneta de saúde e Criança-Passaporte da Cidadania, que auxilia no estreitamento de laços da criança e da família com os serviços de saúde.
 A vacinação é fundamental para a vida do recém-nascido, portanto é papel dos profissionais:
 Orientar os pais sobre a importância de vacinar seus filhos;
Verificar o cartão de vacina da criança para saber as vacinas estão em dia; Administrar as vacinas;
 Orientar quanto às reações adversas das vacinas e oferecer outras orientações se necessário.
Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, é uma estratégia que previne mortes infantis, promove a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. Recomenda-se o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo  nos primeiros seis meses.
Toda e qualquer Unidade de saúde deverá conter os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.
1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde.
2. Capacitar toda equipe de cuidados a saúde nas práticas necessárias para implementar esta política.
3. Informar a todas as gestantes sobre os benefícios e os manejos do aleitamento materno.
4.Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno nas primeiras horas após o nascimento.
5.Mostrar ás mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem ser separados dos filhos.
6. Não oferecer a recém - nascidos bebidas ou alimentos que não seja o leite materno, a não ser que seja indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Incentivar o aleitamento materno sobre a livre demanda.
9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10. Promover a formação de grupos de apoio á amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.
Prevenção de Violências e Promoção da Cultura de Paz são cuidados a criança em situação de riscos e disponibilização de metodologias voltadas ao acolhimento e a proteção da criança.
Pois a violência contra a criança e o adolescente pode gerar problemas sociais, psicológicos e cognitivos por toda vida. Podendo apresentar outros comportamentos comoo abuso de substâncias psicoativas, álcool e outras drogas, e iniciação precoce da atividade sexual.
 Esses problemas podem ocasionar consequências como ansiedade, transtornos depressivos, alucinações, baixo desempenho nas atividades escolares, alterações na memória, comportamentos agressivos e outros.
Enfrentar a violência implica lidar com situações complexas, que envolve moral ideologia e cultura entre outros valores. Por isso os passos primordiais são:
Promover ações de sensibilização;
Conversar com a criança e o adolescente, orientando sobre os riscos da violência no cotidiano e suas formas de prevenção;
Adotar posturas proativas frente a qualquer situação de violência;
Debater os assuntos nas escolas, famílias e comunidades, serviços de saúde e outros setores.
Vigilância da Mortalidade Infantil e Fetal é uma estratégia que visa à redução de óbitos evitáveis pelo serviço de saúde. São estimuladas pelas equipes de saúde para identificação e investigação de óbito neonatal e fetal, utilizando de medidas necessárias para a prevenção de novas ocorrências.
 Essas Técnicas devem ser constantes para atender as necessidades, que implica a vida de qualidade e segurança.
 CONCLUSÃO
 Portanto a Técnica Básica de Pediatria visa está em constante busca para o bem estar do recém-nascido e da Mãe desde a gestação, ao período puerperal, ao período neonatalício, infantil, até a adolescência. Dando todo suporte de orientações e acompanhamento principalmente no que se refere à alimentação do bebê através do aleitamento materno, no qual traz diversos benefícios e é uma estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança além de ser a mais econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.
A orientação de promoção e proteção à criança em todos os aspectos de quedas a abusos e agravos contra a criança e o adolescente. Orientando que não se deve deixar criança sozinha. Ela deverá está sempre em companhia de um adulto faz parte das técnicas básicas de pediatria.
A Técnica Básica em Pediatria deve-se também está atento para as outras formas de alimentação do bebê como: Aleitamento materno complementado e Aleitamento materno misto ou parcial e alimentação artificial
Mais é preciso um trabalho árduo e capacitação profissional para a conscientização e apoio das mães, pois ainda se convive com muitos mitos que interferem diretamente na amamentação da criança.
O cuidado com a vacinação e atualização dos cartões de vacina deve ser prioritário, para evitar diversas doenças que podem levar a óbito a criança.
O apoio moral para as Mães principalmente as chamadas mãe de primeira viagem, ou seja, as mulheres que têm seus primeiros bebês elas precisam ser orientadas desde a gestação, os primeiros cuidados com o bebê e as formas de como amamentar os seus filhos.
È importante à equipe está atento à desnutrição infantil e aos fatores risco como: baixo peso ao nascer, história de prematuridade, desmame precoce, fornecendo os suportes necessários para a redução desse problema fazendo com que as famílias sejam orientadas sobre o que é desnutrição e quais são as possíveis consequências para a criança.
O cuidar bem é a Técnica Básica da Pediatria para que tenhamos Mães, crianças e adolescentes sadios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário