Os 7 Sacramentos
1 -
Batismo
O Batismo
é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado,
incorporando-o à comunidade católica, ao grande Corpo Místico de Cristo, que é
a Igreja em si. Este ritual de iniciação cristã é feito normalmente com água
sobre o batizando, através de imersão,efusão ou aspersão. Ou, utilizando outras
palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "o rito essencial
deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água
sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito
Santo". O Baptismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir
com Ele como nova criatura" .
O Batismo
perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao
pecado. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus
mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também
as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão
é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também
pertence para sempre a Cristo .
Embora o
Batismo seja fundamental para a salvação, os catecúmenos, todos aqueles que
morrem por causa da fé (Batismo de sangue), [...] todos os que sob o impulso da
graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se
esforçam por cumprir a sua vontade (Batismo de desejo), conseguem obter a
salvação sem serem batizados porque, segundo a doutrina da Igreja Católica,
Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem
batizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus, que é
ilimitada e infinita .
Na Igreja
Católica, o Batismo é dado tanto às crianças como aos convertidos adultos que
não tenham sido antes batizados validamente (o batismo da maior parte das
igrejas cristãs é considerado válido pela Igreja Católica visto que se
considera que o efeito chega diretamente de Deus independentemente da fé
pessoal, embora não da intenção, do sacerdote).
Mas, a
Igreja Católica insiste no batismo às crianças porque "tendo nascido com o
pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e
de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus" . Por
essa razão, a Igreja recomenda os seus fiéis a fazerem tudo para evitar que uma
pessoa não batizada venha a morrer em sua presença sem a graça do batismo.
Assim, embora o sacramento deva ser ministrado por um sacerdote, diante de um
enfermo não batizado, qualquer pessoa pode e deve batizá-lo, dizendo "Eu
te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", enquanto que,
com o polegar da mão direita, desenha uma cruz sobre a testa, a boca e o peito
do enfermo .
O fato de
que o batismo seja geralmente ministrado a crianças recém-nascidas, que, por
isso, não estão entrando na vida cristã por vontade própria, explica que se
requeira a estas pessoas a recepção de um outro sacramento, a Crisma, quando
cheguem a uma idade em que tenham discernimento e capacidade intelectual
suficiente para professarem conscientemente a sua fé e decidirem se querem ou
não permanecer na Igreja Católica. Se sim, então estarão, neste caso,
confirmando a decisão que os seus pais ou responsáveis fizeram em seu nome no
dia do seu batismo. Entretanto, como este sacramento imprime caráter, quem
recebeu o batismo, independente de que o confirme ou não através do sacramento
do Crisma ou Confirmação, estará batizado para sempre.
Na Igreja
Católica, o sacramento do batismo tem vários símbolos, mas existem quatro
principais, que são eles: água, óleo, veste branca e a vela. Cada um representa
um mistério na vida do batizado. Além desses símbolos (que são os principais) o
rito romano ainda estabelece o sal, mas este símbolo só é usado conforme as
orientações pastorais das Igrejas particulares.
Vejamos
os significados dos símbolos:
- Água:
Representa a passagem da vida "pagã" para uma "nova vida".
Ela tem o fator de purificação, lavando-nos do pecado original.
- Óleo:
Representa a fortaleza do Espírito Santo. Antigamente, os lutadores usavam o
óleo antes das lutas para deixarem seus músculos rígidos e assim poderem
vencer. Na nova vida adquirida pelo batismo ele tem a mesma função, revestir o
batizado para as lutas cotidianas contra as ciladas do maligno.
- Veste
branca: Representa a nova vida adquirida pelo batismo. Quando tomamos banho
vestimos uma roupa limpa, no batismo não seria diferente. Somos lavados na água
e vestidos de uma nova vida.
- Vela:
Tem dois significados: o Espírito Santo e o dom da fé. Pelo batismo somos
revestidos de muitas graças e a principal é o Espírito Santo, pois seremos
unidos a Deus como filhos para sermos santificados e esta santificação é
realizada através do Espírito Santo. A fé é um dom fundamental para nossa vida,
é através dela que reconhecemos Deus e por ela recebemos as suas graças.
2 -
Crisma ou Confirmação
Confirmação
do Batismo ou Crisma o batizado reafirma sua fé em Cristo, sendo ungido durante
a cerimônia, recebendo os sete dons do Espírito Santo. A unção é feita pelo
Bispo ou padre autorizado, com óleo abençoado na quinta-feira da Semana Santa.
É um
sacramento instituído para dar oportunidade a uma pessoa - que foi batizada por
decisão alheia e que tem, perante a Igreja, compromissos assumidos por outras
pessoas em seu nome diante da pia batismal – de confirmar o desejo de ser
membro da família cristã dentro da Igreja Católica e de reafirmar aqueles
compromissos, depois de atingir a “idade da razão”.
Simplificadamente,
a cerimônia consiste na renovação das “promessas do batismo”, mediante
perguntas do Bispo, que em geral a preside, feitas em voz alta e do mesmo modo
respondidas pelo crismando perante a comunidade.
Como o
batismo, o Crisma também imprime caráter, podendo ser ministrado apenas uma vez
a cada pessoa.
Por ser
um ato de afirmação de compromissos, a pessoa pode jamais receber o crisma ou,
indo participar da cerimônia, deixar de confirmar esses compromissos.
De
qualquer modo, quem não foi crismado ou quem se recusou a renovar os
compromissos do batismo, pode fazê-lo em qualquer tempo.
O Crisma
é, portanto, um sacramento dependente, complementar ao batismo, já que não tem
qualquer significação se ministrado a quem não tenha sido batizado.
3 -
Eucaristia
É a
celebração em memória de Cristo, recordando a santa ceia, a paixão e a
ressurreição, em que o Cristão recebe a hóstia consagrada.
É o
sacramento culminante, que dá aos fieis a oportunidade de receber e ingerir
fisicamente o que consideram como sendo o corpo de Jesus Cristo, em que se
transformou o pão consagrado pelo sacerdote, assim como o vinho se transforma
no Seu sangue.
No
sacramento da Eucaristia, a hóstia consagrada (o pão) é distribuída aos fiéis,
que a colocam na boca e ingerem lenta e respeitosamente.
Para
receber a hóstia, o fiel deve estar em “estado de graça”, ou seja, deve ter
antes confessado os seus pecados e recebido o perdão divino através do
sacramento da Confissão ou Penitência.
A
consagração não faz parte do sacramento da eucaristia. É um rito precedente e
separado. É um ato que só os sacerdotes têm o poder de praticar.
A Igreja
Católica sustenta que, quando o sacerdote pronuncia as palavras rituais “Isto é
o meu corpo” em relação pão e “Isto é o meu sangue” em relação vinho, acontece
um fenômeno chamado transubstanciação, ou seja, a substância material que
constitui o pão se converte no corpo de Cristo e a que constitui o vinho se
transmuda no Seu sangue.
O pão
transubstanciado é distribuído aos fiéis que, ao ingerirem a hóstia estão
ingerindo o corpo de Cristo. A Eucaristia é considerada o sacramento da ação de
graças, na acepção da palavra original grega εὐχαριστία (transc.
"eukharistia").
4 -
Reconciliação ou Penitência
É a confissão
dos pecados a um sacerdote, que aplica a penitência para, uma vez cumprida,
propiciar a reconciliação com Cristo. Por outras palavras, é o sacramento que
dá ao cristão católico a oportunidade de reconhecer as suas faltas e, se delas
estiver arrependido, ser perdoado por Deus.
O
reconhecimento das faltas é a sua confissão a um sacerdote, que pode ouví-la em
nome de Deus e conceder àquele fiel o Seu perdão.
Do ponto
de vista formal, o confessante se ajoelha perante um sacerdote, o confessor, e
a ele declara que pecou, que deseja confessar o que fez e pedir a Deus que
perdoe os seus pecados.
Após
ouvi-lo, cabe ao sacerdote oferecer as suas palavras de conselho, de censura,
de orientação e conforto ao penitente, recomendando a penitência a ser
cumprida.
O
confessado deve rezar a oração denominada Ato de Contrição, após o que o
sacerdote profere as palavras do perdão e abençoa o penitente, que se retira
para cumprir a penitência que lhe foi prescrita.
A Igreja
Católica considera o sacramento da penitência um ato purificador, que deve ser
praticado antes da Eucaristia, para que esta seja recebida com a alma limpa
pelo perdão dos pecados. Mas, entende-se também que esse efeito purificador é
salutar, sendo benéfico para o espírito cada vez que é praticado.
Um dos
mais rígidos deveres impostos ao sacerdote pela Igreja é o segredo da
confissão.
O
sacerdote é rigorosamente e totalmente proibido de revelar o que ouve dos fiéis
no confessionário. O descumprimento desse dever é considerado um dos maiores e
mais graves pecados que um sacerdote pode cometer e o sujeita a penalidades
severíssimas impostas pela Igreja.
5 - Unção
dos enfermos
A Unção
dos enfermos é o sacramento pelo qual o sacerdote reza e unge os enfermos para
estimular-lhes a cura mediante a fé, ouve deles os arrependimentos e
promove-lhes o perdão de Deus. Este sacramento Pode ser dado a qualquer pessoa
que se encontra em estado de enfermidade, e não somente a pessoas que estão em
estado de falecer a qualquer momento.
6 - Ordem
O
sacramento da ordem concede a autoridade para exercer funções e ministérios
eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas. É
dividido em três graus:
O
Episcopado: Confere a plenitude da ordem e torna o candidato legítimo sucessor
dos apóstolos e lhe é confiado os ofícios de ensinar, santificar e reger.
O
Presbiterado: Configura o candidato ao Cristo sacerdote e bom pastor.É capaz de
agir em nome de Cristo cabeça e ministrar o culto divino.
O
Diaconato: Confere ao candidato a ordem para o serviço na Igreja, através do
culto divino, da pregação, da orientação e sobretudo, na caridade.
7 -
Matrimônio
O
sacramento que, estabelecendo e santificando a união entre um homem e uma
mulher, funda uma nova família cristã. Matrimônio é o casamento entre homem e
mulher, celebrado na Igreja e santificado na indissolubilidade e na fidelidade;
É um dos
sacramentos que imprimem caráter, embora de forma distinta do batismo, do
crisma e da ordem. Estes três últimos deixam no fiel que o recebe uma marca
indelével que o acompanha por toda a eternidade. Quem foi batizado ou crismado,
quem foi ordenado sacerdote terá essa condição independente de qualquer coisa,
inclusive de que decida depois converter-se a outro credo religioso ou
abandonar o sacerdócio.
O
matrimônio imprime caráter sobre o casal, sobre o conjunto que os dois nubentes
passaram a formar, e é, por isso, doutrinariamente indissolúvel. O caráter
impresso pelo matrimônio se dissolve com a morte de um dos cônjuges. É um
sacramento que só se consuma havendo dois participantes. A morte de um dissolve
o casal, extinguindo o matrimônio.
Outra
característica peculiar do sacramento do matrimônio é que não é ministrado pelo
sacerdote, mas pelos noivos que, realizando o sacramento perante a Igreja,
pedem e recebem do sacerdote a bênção para a nova família que está nascendo.
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