:
RECEBER MATERIAS CONTAMINADOS
|
|
Freqüência
que é realizado: Diariamente:
• Profissional
que realiza: Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.
• EPI:
Roupa privativa, luvas de procedimento, avental descartável, propés
impermeável, óculos de proteção, máscara descartável, luvas de borrachas.
• Como
fazer: Receber Material Contaminado
O servidor
deve estar paramentado, recebendo assim o material contaminado que deve chegar
em sacos plásticos brancos. Os materiais avulsos devem ser conferidos, as
pinças avulsas devem estar abertas menos os Backaus.
Retirar o
excesso de resíduos, ou seja, jogar restos de soluções, diurese ou fezes das
comadres no vaso sanitário. Os excessos de povidine ou vaselina devem ser
retirados com papel toalha.
• Profissional
que realiza: Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.
• Material
utilizado: detergente neutro/ formaldeído e álcool á 70%.
• EPI:
uniforme privativo, luvas de procedimento não estéril, avental impermeável
descartável, óculos de proteção, máscara descartável, luvas de borrachas,
propés impermeável, calçado fechado.
• Como
fazer:
− Colocar EPIs
Instrumentais
e borrachas
− Receber o material contaminado que deve chegar em
sacos plásticos brancos previamente identificados com o setor de origem.
− Conferir os materiais avulsos, as pinças que chegam
fechadas, devem ser abertas menos os Backaus. Conferir se os materiais foram
devidamente acondicionados após o uso.
Os materiais
pontiagudos devem estar colocados no fundo das caixas, embaixo dos demais.
• As pontas
de cautério (agulha e faca) devem estar separadas das canetas e colocadas
presas em gases, dentro das cúpulas das caixas.
• Os cabos
de foco devem estar colocados em sacos plásticos brancos separados dos demais
materiais, podendo ser colocados no mesmo sanito dos cabos de cautério
juntamente com as canetas dos mesmos sem enrolar fios canetas para não
danificá-los.
− Retirar o excesso de resíduo de povidine e gel dos
materiais utilizando compressas ou papel toalha.
As pinças de
cautério deverão ser colocadas dentro das caixas com instrumentais.
− Os materiais devem ser imersos na água com detergente
enzimático.
− Após 5 minutos no ciclo os materiais serão
retirados, encaminhados, com auxílio de bacias para as pias, onde devem ser
enxaguados abundantemente em água corrente e colocados para escorrer nos cestos
aramados previamente forrados com campos. Durante o enxágüe verificar a
necessidade de esfregar os instrumentais com escova de cerdas brancas ou
esponja, retirando possíveis resíduos.
− Secar os instrumentais com compressas, verificando
possíveis sinais de sujidade e ferrugem, colocando em solução própria para
remoção de manchas e oxidação, se necessário.
− Se algum instrumental estiver sujo, voltar para ser
lavado manualmente na pia,registrando a nova lavagem em impresso próprio.
Após secar
encaminhá-los para o preparo.
− As borrachas de aspiração: devem ter sido aspiradas
no setor de origem. Após o tempo de lavagem e ausência completa de sujidade,
enxaguar em água corrente e colocá-las nos bicos d água para enxaguar o lúmen.
Logo após colocá-las para escorrer o excesso de água nos suportes da sala de
ETO (óxido de etileno).
− Conectar as borrachas nos bicos de ar comprimido
para secagem final, após secas, passar álcool a 70% em toda sua extensão
verificando se há sujidade.
Enrolá-las e
prender com laço de uma gaze.
Higienização
do expurgo
− Após lavar todos os materiais, o servidor escalado
no expurgo deverá deixar o local em ordem: hamper vazio, pia limpa e seca
passando álcool 70% em todas as bancada.
− Descartar avental impermeável; Lavar as luvas e pendurá-las para secar;Depois de
retirada dos EPIs, fazer lavagem das mãos
Relação de
Instrumentais que não podem ser colocados na solução antioxidante:
• Afastador
de Balfour;Afastadores Quadrados;Cabos de Bisturi;Válvulas Vaginais;Fórceps;Dedal
SETORES
|
|||
Centro
obstétrico
|
|||
Centro
Cirúrgico:
|
|||
Enfermarias
das demais Clínicas:
|
|||
Ambulatórios
e Urgência:
|
|||
Freqüência
em que é realizado: Nos horários
de recebimento dos materiais sujos no expurgo, após serem lavados e enxaguados,
os materiais serão encaminhados para a montagem (preparo).
• Profissional
que realiza: técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem.
• Materiais
Utilizados:
− Embalagens para esterilização: Papel crepado.;SMS;Fita
adesiva branca para identificação e fechamento da embalagem;Fita adesiva
zebrada – indicador classe 1(indicador de esterilização, que são colocado
dentro das bandejas e por fora do pacote);Régua (para medir o tamanho do papel
grau cirúrgico).;Gazes e compressas grandes.;Hampers: para roupas e compressas
sujas ou rasgadas; EPI : Luvas de procedimentos e calçado fechado
• Equipamentos: Tesoura e guilhotina para cortar papel grau
cirúrgico.;A sala de preparo é composta de 01 mesa grande, cadeiras e
prateleiras, para acondicionar os materiais após montagem.
• Como
Fazer: Preparar caixas cirúrgicas e
bandejas do Centro Cirúrgico e do Centro Obstétrico:
Conferir se
os instrumentais estão limpos e secos.
− Verificar a gravação da caixa, e instrumentais,
número de pinças e respectivos códigos.
− Utilizar a pasta com a listagem das caixas para
conferência.
− Separar e conferir peça por peça, estado de
conservação para detectar se há sujidade, ferrugem, trincas, manchas e outros
defeitos. Se necessário colocar as pinças em solução antioxidante por 20 a 30
minutos. Lavar, enxaguar abundantemente e secar antes do preparo do material.; Separar as peças com trincas ou quebradas para
substituição. Substituí-las.;Finalizar a conferência.;Arrumar os instrumentais
dentro da caixa;Agrupar as pinças prendendo-as com Backaus - no máximo 10 pinças
em um
backaus.;Não
pinçar tesouras.; Colocar as peças mais leves e menores sobre os
maiores e mais pesados.;Colocar as pinças curvas com a curvatura voltada para a
tampa da caixa.;Colocar as cúpulas e afastadores de Farabeuf separados.;Colocar
as cúpulas com a abertura voltada para o fundo da caixa.;Colocar as cúpulas com
a abertura voltada para cima nas bandejas.− Embalar a caixa (tipo envelope) em papel crepado
conforme tabela de padronização das embalagens.− Identificar com fita adesiva a caixa com o nome e
número, número de peças e o nome de quem montou e colocar um pedaço de fita
zebrada de 5 cm de comprimento para fechar a embalagem.− Colocar a caixa na prateleira no local identificado
e anotar na folha de produção.
Preparar
materiais avulsos:− Verificar se está limpo e seco.− Verificar gravação, fita colorida de identificação
e código conforme padronização.− Verificar número de peças.− Utilizar a pasta com a listagem de kits e avulsos para efetuar a
conferência.− Conferir as condições do material (ferrugem,
trinca, manchas e outros defeitos).− Colocar na solução antioxidante por 20 minutos se necessário.− Lavar, secar e colocar em uso novamente.− Selecionar as peças com defeito e solicitar
substituição quando necessário− Finalizar a conferência.− Embalar segundo a tabela de padronização de embalagens fixada no
preparo.− Identificar com fita adesiva contendo nome do
material, número de peças e o nome de quem preparou e colocar um pedaço de fita
zebrada. Nas embalagens de papel grau cirúrgico.− Anotar na folha de produção.− Colocar o material na prateleira em local indicado.
Preparar
bandejas:
− Verificar o tipo de bandeja conforme gravação e
fita de identificação colorida
(anestesia,
curetagem e placenta).− Checar se suas respectivas peças estão limpas e
secas.− Verificar ferrugem, trincas, defeitos ou manchas.− Conferir o número de peças de acordo com a pasta de
bandejas existente no preparo.− Colocar as cúpulas com a abertura voltada para cima.− Agrupar e prender no máximo 10 pinças de cada vez.− Forrar as bandejas de anestesia, com papel crepado,
colocar um pedaço de fita zebrada no fundo e colocar os materiais dentro.− Colocar na prateleira da sala de preparo em local
indicado.
Preparar
campos fenestrados:− Preparar campos fenestrados (médios, grandes)
conforme a previsão diária.− Verificar se está limpo, sem rasgos ou furos.− Colocar contra a luz para conferência.− Remover com fita adesiva as bolinhas do tecido.− Dobrar o campo com a fenestra para cima.− Embalar conforme a tabela fixada no preparo.− Identificar com fita adesiva contendo nome do campo
e nome de quem preparou.
Freqüência
em que é realizado: Nos horários
de recebimento dos materiais sujos no expurgo, após serem lavados e enxaguados,
os materiais serão encaminhados para a montagem (preparo).• Profissional que realiza: técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem.
• Materiais Utilizados:− Embalagens para esterilização: Papel crepado.
SMS;− Fita adesiva branca para identificação e fechamento da embalagem
− Fita adesiva zebrada – indicador classe 1(indicador de esterilização, que são colocado dentro das bandejas e por fora do pacote)− Régua (para medir o tamanho do papel grau cirúrgico).− Gazes e compressas grandes.− Hampers: para roupas e compressas sujas ou rasgadas
EPI : Luvas de procedimentos e calçado fechado
Equipamentos:− Tesoura e guilhotina para cortar papel grau cirúrgico.− A sala de preparo é composta de 01 mesa grande, cadeiras e prateleiras, para acondicionar os materiais após montagem.
!
Nenhum comentário:
Postar um comentário