TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

terça-feira, 10 de junho de 2014

NORMAS E ROTINAS DO CME


 RECEBER MATERIAS CONTAMINADOS


Freqüência que é realizado: Diariamente:
Profissional que realiza: Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.
EPI: Roupa privativa, luvas de procedimento, avental descartável, propés impermeável, óculos de proteção, máscara descartável, luvas de borrachas.
Como fazer:       Receber Material Contaminado
O servidor deve estar paramentado, recebendo assim o material contaminado que deve chegar em sacos plásticos brancos. Os materiais avulsos devem ser conferidos, as pinças avulsas devem estar abertas menos os Backaus.
Retirar o excesso de resíduos, ou seja, jogar restos de soluções, diurese ou fezes das comadres no vaso sanitário. Os excessos de povidine ou vaselina devem ser retirados com papel toalha.












Freqüência que é realizado: Diariamente
Profissional que realiza: Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.
Material utilizado: detergente neutro/ formaldeído e álcool á 70%.
EPI: uniforme privativo, luvas de procedimento não estéril, avental impermeável descartável, óculos de proteção, máscara descartável, luvas de borrachas, propés impermeável, calçado fechado.
Como fazer:
Colocar EPIs
Instrumentais e borrachas
Receber o material contaminado que deve chegar em sacos plásticos brancos previamente identificados com o setor de origem.
Conferir os materiais avulsos, as pinças que chegam fechadas, devem ser abertas menos os Backaus. Conferir se os materiais foram devidamente acondicionados após o uso.
Os materiais pontiagudos devem estar colocados no fundo das caixas, embaixo dos demais.
• As pontas de cautério (agulha e faca) devem estar separadas das canetas e colocadas presas em gases, dentro das cúpulas das caixas.
• Os cabos de foco devem estar colocados em sacos plásticos brancos separados dos demais materiais, podendo ser colocados no mesmo sanito dos cabos de cautério juntamente com as canetas dos mesmos sem enrolar fios canetas para não danificá-los.
Retirar o excesso de resíduo de povidine e gel dos materiais utilizando compressas ou papel toalha.
As pinças de cautério deverão ser colocadas dentro das caixas com instrumentais.
Os materiais devem ser imersos na água com detergente enzimático.
Após 5 minutos no ciclo os materiais serão retirados, encaminhados, com auxílio de bacias para as pias, onde devem ser enxaguados abundantemente em água corrente e colocados para escorrer nos cestos aramados previamente forrados com campos. Durante o enxágüe verificar a necessidade de esfregar os instrumentais com escova de cerdas brancas ou esponja, retirando possíveis resíduos.
Secar os instrumentais com compressas, verificando possíveis sinais de sujidade e ferrugem, colocando em solução própria para remoção de manchas e oxidação, se necessário.
Se algum instrumental estiver sujo, voltar para ser lavado manualmente na pia,registrando a nova lavagem em impresso próprio.
Após secar encaminhá-los para o preparo.
As borrachas de aspiração: devem ter sido aspiradas no setor de origem. Após o tempo de lavagem e ausência completa de sujidade, enxaguar em água corrente e colocá-las nos bicos d água para enxaguar o lúmen. Logo após colocá-las para escorrer o excesso de água nos suportes da sala de ETO (óxido de etileno).
Conectar as borrachas nos bicos de ar comprimido para secagem final, após secas, passar álcool a 70% em toda sua extensão verificando se há sujidade.
Enrolá-las e prender com laço de uma gaze.
Higienização do expurgo
Após lavar todos os materiais, o servidor escalado no expurgo deverá deixar o local em ordem: hamper vazio, pia limpa e seca passando álcool 70% em todas as bancada.
Descartar avental impermeável; Lavar as luvas e pendurá-las para secar;Depois de retirada dos EPIs, fazer lavagem das mãos
Relação de Instrumentais que não podem ser colocados na solução antioxidante:
• Afastador de Balfour;Afastadores Quadrados;Cabos de Bisturi;Válvulas Vaginais;Fórceps;Dedal





SETORES

Centro obstétrico

Centro Cirúrgico:

Enfermarias das demais Clínicas:

Ambulatórios e Urgência:





Freqüência em que é realizado: Nos horários de recebimento dos materiais sujos no expurgo, após serem lavados e enxaguados, os materiais serão encaminhados para a montagem (preparo).
Profissional que realiza: técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem.
Materiais Utilizados:
Embalagens para esterilização: Papel crepado.;SMS;Fita adesiva branca para identificação e fechamento da embalagem;Fita adesiva zebrada – indicador classe 1(indicador de esterilização, que são colocado dentro das bandejas e por fora do pacote);Régua (para medir o tamanho do papel grau cirúrgico).;Gazes e compressas grandes.;Hampers: para roupas e compressas sujas ou rasgadas; EPI : Luvas de procedimentos e calçado fechado
Equipamentos: Tesoura e guilhotina para cortar papel grau cirúrgico.;A sala de preparo é composta de 01 mesa grande, cadeiras e prateleiras, para acondicionar os materiais após montagem.
Como Fazer: Preparar caixas cirúrgicas e bandejas do Centro Cirúrgico e do Centro Obstétrico:
Conferir se os instrumentais estão limpos e secos.
Verificar a gravação da caixa, e instrumentais, número de pinças e respectivos códigos.
Utilizar a pasta com a listagem das caixas para conferência.
Separar e conferir peça por peça, estado de conservação para detectar se há sujidade, ferrugem, trincas, manchas e outros defeitos. Se necessário colocar as pinças em solução antioxidante por 20 a 30 minutos. Lavar, enxaguar abundantemente e secar antes do preparo do material.; Separar as peças com trincas ou quebradas para substituição. Substituí-las.;Finalizar a conferência.;Arrumar os instrumentais dentro da caixa;Agrupar as pinças prendendo-as com Backaus - no máximo 10 pinças em um
backaus.;Não pinçar tesouras.; Colocar as peças mais leves e menores sobre os maiores e mais pesados.;Colocar as pinças curvas com a curvatura voltada para a tampa da caixa.;Colocar as cúpulas e afastadores de Farabeuf separados.;Colocar as cúpulas com a abertura voltada para o fundo da caixa.;Colocar as cúpulas com a abertura voltada para cima nas bandejas.− Embalar a caixa (tipo envelope) em papel crepado conforme tabela de padronização das embalagens.− Identificar com fita adesiva a caixa com o nome e número, número de peças e o nome de quem montou e colocar um pedaço de fita zebrada de 5 cm de comprimento para fechar a embalagem.− Colocar a caixa na prateleira no local identificado e anotar na folha de produção.
Preparar materiais avulsos: Verificar se está limpo e seco.− Verificar gravação, fita colorida de identificação e código conforme padronização.− Verificar número de peças.− Utilizar a pasta com a listagem de kits e avulsos para efetuar a conferência.− Conferir as condições do material (ferrugem, trinca, manchas e outros defeitos).− Colocar na solução antioxidante por 20 minutos se necessário.− Lavar, secar e colocar em uso novamente.− Selecionar as peças com defeito e solicitar substituição quando necessário− Finalizar a conferência.− Embalar segundo a tabela de padronização de embalagens fixada no preparo.− Identificar com fita adesiva contendo nome do material, número de peças e o nome de quem preparou e colocar um pedaço de fita zebrada. Nas embalagens de papel grau cirúrgico.− Anotar na folha de produção.− Colocar o material na prateleira em local indicado.
Preparar bandejas:
Verificar o tipo de bandeja conforme gravação e fita de identificação colorida
(anestesia, curetagem e placenta).− Checar se suas respectivas peças estão limpas e secas.− Verificar ferrugem, trincas, defeitos ou manchas.− Conferir o número de peças de acordo com a pasta de bandejas existente no preparo.− Colocar as cúpulas com a abertura voltada para cima.− Agrupar e prender no máximo 10 pinças de cada vez.− Forrar as bandejas de anestesia, com papel crepado, colocar um pedaço de fita zebrada no fundo e colocar os materiais dentro.− Colocar na prateleira da sala de preparo em local indicado.
Preparar campos fenestrados: Preparar campos fenestrados (médios, grandes) conforme a previsão diária.− Verificar se está limpo, sem rasgos ou furos.− Colocar contra a luz para conferência.− Remover com fita adesiva as bolinhas do tecido.− Dobrar o campo com a fenestra para cima.− Embalar conforme a tabela fixada no preparo.− Identificar com fita adesiva contendo nome do campo e nome de quem preparou.
Freqüência em que é realizado: Nos horários de recebimento dos materiais sujos no expurgo, após serem lavados e enxaguados, os materiais serão encaminhados para a montagem (preparo).
Profissional que realiza: técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem.
Materiais Utilizados:− Embalagens para esterilização: Papel crepado.
SMS;− Fita adesiva branca para identificação e fechamento da embalagem
Fita adesiva zebrada – indicador classe 1(indicador de esterilização, que são colocado dentro das bandejas e por fora do pacote)− Régua (para medir o tamanho do papel grau cirúrgico).− Gazes e compressas grandes.− Hampers: para roupas e compressas sujas ou rasgadas
 EPI : Luvas de procedimentos e calçado fechado
 Equipamentos:− Tesoura e guilhotina para cortar papel grau cirúrgico.− A sala de preparo é composta de 01 mesa grande, cadeiras e prateleiras, para acondicionar os materiais após montagem.














!

Nenhum comentário:

Postar um comentário