TRABALHOS DE TRABALHOS DE ENFERMAGEM

quarta-feira, 31 de julho de 2013

RESENHA DO FILME MUITO ALÉM DO PESO



  Segundo o filme, Muito além do peso, a obesidade começou nos Estados Unidos depois da Guerra Mundial. Antes as pessoas preparavam seus próprios alimentos. Mais depois da guerra vieram muitas tecnologias como: geladeiras, caminhões e alimentos processados que precisavam ser investidos de forma e rentável. E começando pelos EUA e se espalhando por todo o mundo os alimentos industrializados foram tomando conta de todos independentes de classe social e cultura. Chegando aos lugares mais longínquos da terra.
  A obesidade atinge de forma alarmante as crianças e por conseqüência teremos uma geração obesa.
Segundo os especialistas a obesidade é uma das maiores pandemias modernas, relacionadas a outras pandemias como: a diabete tipo II doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças renais e pulmonares.
   O excesso de peso ocasiona estresse, depressão, câncer, artrite e trombose, colesterol alto, triglicéres, cansaço, dores nas pernas. Problemas na visão e na audição e doenças nos membros inferires podendo sofre amputações, segundo os especialistas.
  Notamos em diversas cenas do filme onde as crianças só se alimentam de produtos industrializados como: batata frita salgados e de bebidas como suco artificiais e refrigerantes.
   A obesidade se faz presente em todos os lares, do mundo onde essa alimentação artificial e industrializada se encontra. Assim também se originou grandes problemas para as condições de vida e saúde da sociedade. O Palestrante adverte que os nossos filhos irão viver 10 (anos) a menos por causa da alimentação.
  No decorrer do filme percebemos a preocupação de diversos profissionais de saúde que busca a solução para a obesidade principalmente nas crianças. E nisso atribui a diversos fatores que contribui para o aumento e o que pode ser feito pra que todos possam ter uma vida saudável.
  Alguns dos especialistas atribuem a falta de atividade física, ao s brinquedos cada dia mais voltados para a tecnologia, às crianças que passam mais de 5 (cinco) horas na TV como fatores que aumentam ainda mais a obesidade. Porque a  criança consome mais caloria do que a que perde.
  O problema se tornou tão sério que as crianças não reconhecem as frutas e legumes, mais não perde o nome e os sabores dos alimentos industrializados que oferecem alto índice de gordura e açúcar.
    Diante do filme percebe-se que o aumento do consumo e onde todos procuram achar o causador e vais dando nomes para se encontrar a forma de reduzir a realidade. Diversas propagandas, onde as crianças tem como baba a TV como disse um especialista, mais os diretores de marketing defende: dizendo que é o Governo responsável, pois é ele que fiscaliza que determina a quantidade e a qualidade de proteínas e calorias; porém o Governo atribui à sociedade e diz que não a nada a fazer se os pais se deixam influenciar pelos seus filhos; outro especialista discorda e diz que é covardia culpar os pais, pois muitos deles passam quase semanas fora de casa.
   E enquanto se estende a discussão às empresas investem cada vez mais em propagandas e o Governo diz que investe na educação alimentar mais a ANVISA (Agência de Vigilância Alimentar), mostra infográfica sobre obesidade, mais tem o apoio da coca-cola. O Ministério da Saúde que recebe um título do McDonald’s, o qual se torna patrocinador das Olimpíadas. A uma grande contradição.
  O que percebemos no filme é que todos buscam o culpado e todos são corresponsáveis pela questão alimentícias.
    O Governo que por sua parcela oferece para as escolas merendas todas industrializadas, nas escolas não se nota espaço para educação física na prática e disciplina voltada para educação alimentar e apóiam empresas que produz alimentos industrializados.
  As empresas por vez só está preocupada nas questões que são rentáveis investem em propagandas, marketing e brinquedos que atraiam o público infantil.
  As famílias que deixam ceder aos caprichos dos filhos, a perda de valores familiares, onde a família se reunia na mesa. As famílias deixou com que a TV e os computadores tirassem esse valor tão importante. O prazer de cozinhar foi muito abordado por especialistas no filme. E o que muito mim chamou atenção foi à desestruturação familiar, onde existem muitas famílias composta de mães solteiras que trabalham o dia inteiro e os filhos só dispõe dessa alimentação como disse uma mãe: “que eu saio para trabalhar, mais leve a certeza que meus filhos estarão bem alimentados”.
  Uma pediatra relatou que há 20 anos se tratava de crianças desnutridas, hoje se inverteu a situação, é criança acima do peso, onde o desmame é precoce e as mães fazem leite artificial. E cada dia mais se acha que criança gordinha é saúde.
Assim chega-se a conclusão de que a realidade da obesidade depende de tosos para ser mudada. Desde a família buscando seus valore e cultura, ao Governo que prestem serviços com qualidade sem deixar que a busca pelo poder aquisitivo tire o foco de uma sociedade com as escolas que tenham todas as possibilidades possíveis para atender a prioridade que a sociedade clama.
 E as empresas como disse o especialista o poder está em nossas mãos. Pois é o nosso dinheiro que elas querem e que elas dependem, Portanto devemos optar por empresas que ofereçam produtos de qualidade e que seja saudável. Lembrando de que quem trabalha nessas empresas são pães e mães com os mesmos problemas e muito infelizes com a situação.
Os pais tem o poder de liderar essa situação, conclui o especialista.
 E no discurso final disse o palestrante: “o meu desejo é que cada um de nós crie um momento sustentável para educar as crianças sobre hábitos alimentares; inspirar as famílias a voltarem a cozinhar e fortalecer as pessoas para lutar conta à obesidade”.
  O filme dispensa comentários, pois os especialistas demonstram o mesmo anseio que parte de cada um de nós.
  Como Técnicos de Enfermagem seguindo as atribuições anos reservada segundo a Lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986. Podemos utilizar de palestras nas salas de espera e de vacinas, buscar fazer palestras nas escolas e instituições como: Igrejas, associações, etc. Mostrando a importância dos bons hábitos alimentares, os alimentos que são importantes para a saúde e as doenças que podem ser causadas com o consumo elevado de alimentos inadequados. Sem deixar de salientar sobre as doenças que decorrem da não alimentação saudável como: obesidade, hipertensão, diabetes e outras.
  Assim como diz o filme a família é o primeiro lugar que deve ser alcançado para educação alimentar. Seguindo do das escolas e do Governo com as ações preventivas e que correspondam às necessidades da população
  Sabemos que o Brasil e o mundo fazem diversas leis, mais que na verdade poucas são cumpridas. Mais uma realidade reaviva a nossa esperança,quando o povo se une a lutar para alcançar os seus objetivos concerteza teremos uma sociedade sadia, com menos peso e muito mais saúde





Nenhum comentário:

Postar um comentário